Home Futebol Palmeiras reclama de seis pênaltis não marcados desde clássico contra o São Paulo

Palmeiras reclama de seis pênaltis não marcados desde clássico contra o São Paulo

Diretoria apoia discurso de Abel Ferreira e entende que arbitragem mudou postura após polêmica no Brasileirão de 2025.

Douglas Nunes
Formado em Jornalismo e com especialização em jornalismo esportivo, Douglas é jornalista há mais de 10 anos. Trabalhou com assessoria na Escola Zico e no Audax-RJ, além de ter sido repórter do Grupo O Dia. Está no mercado de iGaming desde 2016.
Palmeiras reclama de seis pênaltis não marcados desde clássico contra o São Paulo

Abel Ferreira pediu união para a torcida do Palmeiras (Credit: Roberto Casimiro/FotoArena/Alamy Live News)

O Palmeiras voltou a questionar decisões da arbitragem após a vitória por 3 a 1 sobre o Internacional, na última quarta-feira. Durante a partida, o técnico Abel Ferreira reclamou de um suposto pênalti não marcado sobre Vitor Roque ainda no primeiro tempo, o que reacendeu um debate interno que já se arrasta há meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Logo após o jogo, o treinador afirmou que a equipe deixou de receber penalidades claras desde um clássico contra o São Paulo, disputado em outubro do ano passado. Internamente, a diretoria alviverde concorda com a avaliação do técnico e considera que existe uma mudança de critério nas marcações envolvendo o clube.

Segundo pessoas ligadas ao Palmeiras, a percepção é de que árbitros estariam mais cautelosos ao marcar faltas dentro da área a favor da equipe. Isso porque teriam medo de interpretações externas sobre favorecimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja também: Jhon Arias no Palmeiras: reforço já desembarca e veste a camisa do Verdão

Clube aponta sequência de decisões desde outubro de 2025

De acordo com o levantamento feito pelo clube, seis pênaltis considerados claros deixaram de ser assinalados desde o confronto contra o São Paulo pelo Brasileirão de 2025. Dois desses lances ocorreram ainda naquela temporada, enquanto os outros quatro aconteceram já em 2026, entre Campeonato Paulista e Série A.

Desde o clássico, o Palmeiras disputou 24 partidas em competições nacionais sem receber nenhuma penalidade a favor. No mesmo período, os árbitros marcaram cinco pênaltis contra o time. A única exceção aconteceu em torneio continental, quando o Verdão teve um pênalti assinalado diante da LDU, pela semifinal da Libertadores.

PUBLICIDADE

Antes da polêmica, os números eram diferentes. Isso porque em 59 jogos disputados ao longo de 2025, o Palmeiras havia recebido 14 penalidades e sofrido apenas cinco, cenário que reforça o incômodo interno com a mudança recente.

PUBLICIDADE

Lances citados pelo Palmeiras envolvem diferentes competições

Entre os episódios listados pelo clube, há jogadas em torneios distintos e contra adversários variados. Primeiramente, no Brasileirão de 2025, o Palmeiras reclama de um empurrão de Jorginho em Gustavo Gómez, contra o Flamengo, e de uma falta de Souza sobre Maurício, diante do Santos.

Já em 2026, o clube aponta dois lances no Campeonato Paulista. Contra o Novorizontino, Allan teria sido puxado dentro da área, enquanto, diante do Botafogo-SP, o atacante sofreu um novo contato considerado faltoso após ganhar a frente da marcação.

Outros dois episódios aconteceram pelo Brasileirão atual. Contra o Vitória, o Palmeiras pediu pênalti por toque de mão após tentativa de chapéu de Flaco López. Mais recentemente, diante do Internacional, o clube contestou a dividida entre Vitor Gabriel e Vitor Roque, considerada falta pela comissão técnica.

Abel Ferreira reforça insatisfação em entrevista coletiva

Na coletiva após o triunfo em Porto Alegre, Abel Ferreira voltou ao assunto e afirmou que o lance envolvendo Vitor Roque foi evidente. O treinador destacou que não se trata de uma crítica isolada, mas de uma constatação baseada na sequência recente de jogos.

PUBLICIDADE

“Tivemos um pênalti claro em cima do Roque. Eu sei o que falo, não é o primeiro. Após o jogo contra o São Paulo, aquela gritaria toda, o Palmeiras não teve mais um pênalti”, declarou o técnico.

O português afirmou ainda que o toque na perna do atacante foi suficiente para caracterizar infração. Para ele, o histórico recente mostra um padrão que preocupa a comissão técnica.

Veja abaixo a lista dos lances reclamados pelo Verdão:

  • Internacional (Brasileirão-2026): falta de Vitor Gabriel em Vitor Roque
  • Flamengo (Brasileirão-2025): empurrão de Jorginho em Gustavo Gómez
  • Santos (Brasileirão-2025): falta de Souza em Maurício
  • Novorizontino (Paulistão-2026): puxão em Allan
  • Botafogo-SP (Paulistão-2026): empurrão em Allan
  • Vitória (Brasileirão-2026): mão na bola após tentativa de chapéu de Flaco López
Better Collective