Rogério Ceni destaca primeiro tempo ruim do Bahia e confia na virada
Equipe começa mal a partida e acaba levando gol no início; Bahia vai precisar vencer o segundo jogo
Rogério Ceni destaca início ruim do Bahia e escolhas para a derrota (Photo: Fabio Giannelli/AGIF)
O Bahia perdeu para o O’Higgins, do Chile, por 1 a 0, na primeira partida da fase inicial da Copa Libertadores da América de 2026. O gol, no início do jogo, de Francisco González tirou a invencibilidade do Bahia na temporada e, além disso, deixou a equipe do técnico Rogério Ceni em desvantagem.
O treinador da equipe nordestina se mostrou sereno ao fim da partida no Chile. Segundo Ceni, o Bahia não conseguiu o equilíbrio necessário nos primeiros minutos do jogo, e o negócio desandou. Para ele, foi um primeiro tempo “desastroso”.
“Um primeiro tempo desastroso, não conseguimos desde o começo. Eles poderiam ter feito até mais que um gol no primeiro tempo. Tivemos que fazer uma mudança cedo para ter mais controle de jogo. Acho que foi uma noite em que muitas peças não jogaram bem, foram mal individualmente”, disse.
“Tivemos também poucas chances de gol. Mas é um 1 a 0 que, na Libertadores, acontece bastante, e temos confiança de que podemos reverter. Vamos contar com nosso torcedor para isso”, completou.
Leia também: Flamengo campeão de 87? PGR envia ao STF parecer favorável ao time carioca
Escolhas que não deram certo
Sem Everton Ribeiro, Rogério Ceni optou por entrar com Erick desde o início. No entanto, com a atuação abaixo do time, o treinador mexeu na equipe ainda no primeiro tempo. Ceni explicou os motivos pela escolha de Erick e, posteriormente, pela substituição do jogador.
“Eu tinha quatro opções: Erick, Caio, Nestor e David Martins. Cada um tem uma característica de jogo. O gol cedo muda muito nossa ideia. Era para ter bola em Kike e Ademir atacando o espaço. Como saímos com o gol cedo, eles baixaram linhas, e passamos a precisar de mais alguém para construção”, afirmou.
“Achei arriscado começar com o Caio, mas ele treinou pouco nessa função. Quando o Erick saiu, poderia ter sido outro jogador, porque o time estava muito mal no começo do jogo. Mas a mudança foi principalmente para dar mais qualidade ao meio de campo. Mas, repito, hoje foi uma atuação abaixo”, completou.
Precisa vencer
Na próxima semana, na Arena Fonte Nova, o Bahia vai precisar vencer os chilenos do O’Higgins por um gol de diferença para levar para as penalidades máximas. Para passar de fase diretamente, terá de vencer por dois ou mais gols de diferença.
O Bahia volta a campo no próximo domingo, pelo Campeonato Baiano. O Tricolor de Aço encara o Atlético-BA, no Carneirão. Os comandados de Rogério Ceni lideram o torneio com 20 pontos, sete a mais que o vice-líder, o Vitória.

