Home Extra Conmebol abre processo disciplinar contra Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, por críticas ao VAR

Conmebol abre processo disciplinar contra Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, por críticas ao VAR

Treinador citou o sistema de VAR da Conmebol ao comentar o pênalti marcado contra o time na estreia

Por Emerson Silva em 16/04/2026 19:11 - Atualizado há 1 dia

Abel Ferreira pode ser suspenso na Libertadores (Photo: Maxi Franzoi/AGIF)

Enquanto o Palmeiras se preparava para entrar em campo contra o Sporting Cristal, do Peru, pela segunda rodada da Copa Libertadores da América, a Conmebol divulgou que abriu procedimento disciplinar contra o técnico Abel Ferreira.

Isso porque o treinador se referiu ao VAR escalado pela entidade nos jogos da competição de forma irônica, depois do empate contra o Junior Barranquilla, na estreia da equipe na última semana, em Cartagena, na Colômbia.

Ao comentar a penalidade máxima marcada para o time colombiano, Abel afirmou que achou justo, já que o sistema de árbitro de vídeo funcionou naquela partida. Embora não tenha citado, Abel Ferreira insinuou que o VAR, na decisão da Libertadores de 2025 contra o Flamengo, não havia funcionado.

Conforme informações do site GE, o processo disciplinar contra o técnico português cita o artigo 11, de “violações dos princípios de conduta”. Com tópicos separados por letras, Abel Ferreira se enquadrou nas infrações D e F, que tratam dos processos passíveis de sanções:

F) Comportar-se de forma que o futebol, como esporte em geral, e a CONMEBOL em particular, possam ser desacreditados em decorrência de tal comportamento.

D) Insultar, de qualquer forma e por qualquer meio, a CONMEBOL, suas autoridades, funcionários etc.

Abel Ferreira repete críticas

Desde a final da Libertadores em Lima, Abel Ferreira se refere, sempre que pode, ao lance que, para o Palmeiras, mudaria a história daquele confronto. Ainda no primeiro tempo, em um lance com o jogo parado, Erick Pulgar, do Flamengo, atingiu Bruno Fuchs com as travas da chuteira. Nem o árbitro, nem o VAR analisaram o lance.

Por fim, o Flamengo venceu por 1 a 0 e conquistou o título pela quarta vez em sua história. Na última quarta-feira, Abel Ferreira voltou, embora não tenha verbalizado, ao fatídico lance da final em Lima. Com um tom irônico, o português falou:

“Vê-se claramente que Maurício quer tirar o pé, mas há um contato. Parece que esse ano o VAR vai funcionar. Isto é bom, ano passado o VAR da Conmebol não funcionou e esse ano parece que vai funcionar e isso é bom. Realmente houve o toque”, disse.

Treinador suspenso no Brasil

O técnico já vem sofrendo sanções em território nacional. Na última semana, o STJD condenou Abel Ferreira com oito jogos de suspensão por conta das expulsões contra o Fluminense e contra o São Paulo, ambas pelo Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras tentou um efeito suspensivo para o clássico do último domingo contra o Corinthians, que foi indeferido e gerou revolta no clube. Nesta quarta-feira, o departamento jurídico palmeirense conseguiu diminuir a pena de oito para sete jogos.

Exit mobile version