Home Futebol Fábio Silva celebra volta por cima no Borussia Dortmund: “Sinto que recuperei meus 100%”

Fábio Silva celebra volta por cima no Borussia Dortmund: “Sinto que recuperei meus 100%”

Voltando de cirurgia, atacante português detalhou o nível de exigência da Bundesliga e a conexão inesperada com a torcida

Gabriel Elias
Colaborador do Torcedores
Fábio Silva celebra volta por cima no Borussia Dortmund: “Sinto que recuperei meus 100%”

Fábio Silva está podendo ajudar o Borussia Dortmund (Foto: David Inderlied/dpa/Alamy Live News)

Fábio Silva vive um momento de reafirmação na elite do futebol europeu. Contratado pelo Borussia Dortmund no último verão do Velho Continente, o jovem atacante português precisou enfrentar não apenas os defensores adversários na Bundesliga, mas o próprio corpo. Em entrevista, o jogador falou sobre o processo de recuperação após uma cirurgia delicada e como a mentalidade alemã elevou seu nível de jogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O início da trajetória de Fábio Silva no Signal Iduna Park foi marcado pela paciência. Vindo de uma temporada de lesões e um procedimento cirúrgico, o atacante admite que o desembarque na Alemanha aconteceu em um momento de vulnerabilidade física. “Cheguei, claro, fora da minha melhor forma. Levei tempo para tentar reencontrar meus 100% físicos, mas acho que, neste momento, cheguei nesse ponto“, revelou o atacante.

O processo de evolução, segundo ele, foi fruto de uma parceria estreita com o departamento de performance do clube. “Com todo o trabalho que faço com os caras na academia, com os membros do staff e o que estou entregando ao time nos jogos, sinto que estou realmente melhorando nesta temporada. Estou muito feliz“, completou Fábio Silva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O peso de carregar o manto aurinegro

Para um jovem de 21 anos, vestir a camisa de um dos gigantes da Europa traz uma pressão que Fábio Silva parece abraçar. Para ele, a competitividade interna no elenco do Borussia é o combustível para sua evolução técnica. “Quando você vem para um clube como o Dortmund, seu nível de exigência tem que ser maior. Você tem que estar 100% toda vez porque compete com os melhores jogadores do mundo. Seus padrões precisam estar sempre no topo“, explicou Fábio.

A adaptação de um atleta ibérico à frieza – muitas vezes estereotipada – da Alemanha é sempre um ponto de interrogação para os veículos de mídia. Fábio Silva, que já passou por Portugal e Espanha, sentiu o contraste, mas encontrou um atalho através do carinho da torcida.

É diferente porque sou de Portugal e já estive na Espanha, eu amo a Espanha. Sou uma pessoa que gosta de contato, de sentir um pouco dessa conexão, e claro que os alemães são um pouco diferentes nesse ponto. Mas não precisei de muita adaptação porque já estive em muitos países na minha carreira“, analisou.

PUBLICIDADE

O diferencial, segundo ele, está na recepção calorosa que recebeu fora das quatro linhas. “Tem sido fácil aqui porque, desde que cheguei, todas as pessoas no clube, os fãs e as pessoas pela cidade me deram muito amor e apoio. Essas coisas são as mais importantes. Quando você sente isso, sente que está em casa. Não há nada melhor“, concluiu.

PUBLICIDADE
Better Collective