Leonardo Jardim destacou superioridade do Flamengo (Crédito: Celso Pupo/FotoArena/Alamy Live News)
Em entrevista coletiva, o técnico Leonardo Jardim analisou detalhadamente o desempenho da equipe e deixou claro que o resultado poderia ter sido ainda mais confortável.
Logo após o apito final, Leonardo Jardim ressaltou que o Flamengo teve controle do jogo durante a maior parte do tempo. Segundo ele, a equipe criou volume ofensivo suficiente para construir um placar mais elástico ainda na primeira etapa.
— Existiu um momento do primeiro tempo até a bola na trave e teve o gol do Fluminense, que foi algo infortuno. Nós estávamos mais perto do terceiro gol do que eles de diminuírem naquele momento. Foi uma vitória gigantesca em termos de mérito. A final do Carioca foi muito mais equilibrada. Hoje, se a felicidade na finalização estivesse do nosso lado, poderíamos ter três ou quatro gols até os 35 minutos do primeiro tempo. Pressionamos bem e tivemos linhas altas – declarou o português.
LEIA MAIS: Pedro brilha, decide clássico e garante vitória do Flamengo sobre o Fluminense
Jardim trata pressão final do rival como circunstancial
Apesar da reação do adversário na reta final, Leonardo Jardim tratou a situação como algo natural dentro do contexto da partida. Porém, para ele, o gol sofrido foi um fator isolado, que acabou gerando um momento de instabilidade.
Ainda assim, o treinador destacou que o desgaste físico teve influência direta na queda de rendimento. Isso porque alguns jogadores vinham de sequência intensa de jogos, incluindo partidas em condições adversas, como a altitude.
Técnico comenta adiamento e impacto no desempenho
Outro ponto abordado por Leonardo Jardim foi o adiamento do clássico. O treinador minimizou qualquer tipo de polêmica e focou nos benefícios que a mudança trouxe para as equipes.
— Acho que o dia a mais (do jogo) não deveria ser a questão. E sim o que o dia a mais para Fluminense e Flamengo proporcionou para cada. As equipes tiveram mais tempo para se organizarem, os jogadores estiveram mais descansados, porque foram três jogos em sete dias, e foi melhor para o espetáculo. Com jogadores mais frescos há mais espetáculo e menos lesão. São aspectos extremamente positivos. O resultado é outra questão. Eu poderia ter perdido que falaria a mesma coisa.

