Deschamps não comandará a França contra a Noruega (Crédito: AP Photo)
O técnico da França, Didier Deschamps, não estará à frente da equipe na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026, diante da Noruega, marcada para sexta-feira (26), em Boston, nos Estados Unidos. A ausência ocorre após a morte de sua mãe, Ginette Deschamps, fato que levou o treinador a retornar imediatamente à França para acompanhar o funeral.
Além disso, a decisão foi tomada em conjunto com Philippe Diallo, presidente da Federação Francesa de Futebol, que acompanhava a delegação no centro de treinamento da equipe durante a preparação para o torneio. Dessa forma, a comissão técnica definiu que o auxiliar Guy Stéphan será o responsável por comandar o time à beira do campo.
Guy Stéphan assume a equipe em jogo decisivo da França
Embora o contexto seja delicado, a seleção francesa mantém o foco esportivo na partida contra a Noruega, que definirá a liderança do Grupo I. Por outro lado, a equipe chega ao confronto em situação confortável após bons resultados.
A França já garantiu vaga na próxima fase da competição após vencer Senegal por 3 a 1 e Iraque por 3 a 0 nos dois primeiros compromissos. Consequentemente, o time lidera o grupo I devido ao saldo de gols, o que reforça sua boa campanha até o momento.
Além disso, a mudança no comando técnico não altera a estrutura da equipe, já que Guy Stéphan é membro experiente da comissão técnica e trabalha ao lado de Deschamps há anos, o que garante continuidade no modelo de jogo.
Quer apostar na Copa do Mundo? Veja os melhores palpites de hoje com análises jogo a jogo.
Federação Francesa divulga comunicado oficial sobre Deschamps
A Federação Francesa de Futebol divulgou nota oficial confirmando a ausência do treinador e explicando a decisão tomada em conjunto com o presidente da entidade. No comunicado, a federação destacou o impacto da perda e o apoio ao técnico neste momento pessoal difícil.
“Didier Deschamps não poderá comandar os treinos antes da partida entre Noruega e França. Ele também não estará disponível para o banco de reservas na sexta-feira, para o último jogo da seleção francesa no Grupo I (21h, horário local).
O técnico da seleção nacional ficou consternado ao saber da morte de sua mãe na manhã de terça-feira. Ele retornará à França para comparecer ao funeral.
Em comum acordo com Philippe Diallo, presidente da Federação Francesa de Futebol, que estava presente no centro de treinamento da seleção francesa para a Copa do Mundo nos Estados Unidos, Didier Deschamps confiou a responsabilidade de liderar o grupo até seu retorno ao seu auxiliar, Guy Stéphan.
Neste momento extremamente doloroso, desejamos muita força ao treinador e à sua família e asseguramos-lhes o apoio de todos na Federação”
França mantém foco apesar da mudança no comando
Apesar da alteração no comando técnico, o ambiente interno da seleção segue voltado para o desempenho dentro de campo. Portanto, a expectativa é de manutenção do padrão tático adotado por Deschamps ao longo da competição.
Além disso, a partida contra a Noruega ganha importância estratégica, já que define o posicionamento final do grupo. Ainda assim, o elenco demonstra concentração total no objetivo de avançar em boa posição para a próxima fase da Copa do Mundo 2026.

