Saúl está feliz no Brasil e comentou a demissão de Filipe Luís (Photo: Thiago Ribeiro/AGIF)
Saúl Ñíguez está insatisfeito com o espaço que recebe no Flamengo e procura alternativas para deixar o clube. Fora de campo desde maio, o espanhol busca interessados capazes de oferecer valores próximos aos que recebe atualmente no Rubro-Negro, cerca de R$ 2 milhões mensais entre salários e luvas.
A informação é do jornalista Diogo Dantas, do jornal O Globo. O Flamengo já sabe da movimentação do jogador, mas considera uma eventual saída complicada devido aos valores envolvidos e ao contrato válido até 2028.
Além da falta de minutos, Saúl também demonstra descontentamento com o trabalho de Leonardo Jardim. Segundo a publicação, o meio-campista questiona métodos utilizados pelo treinador durante os trabalhos no dia a dia.
Saúl perde espaço com Leonardo Jardim no Flamengo
A situação esportiva ajuda a explicar a insatisfação. Saúl caiu na hierarquia do meio-campo e atualmente possui vários concorrentes à sua frente na disputa por minutos.
Pulgar, Jorginho, Evertton Araújo e Paquetá aparecem como opções prioritárias para Leonardo Jardim. Até De La Cruz, que enfrenta problemas físicos recorrentes, estaria à frente do espanhol nas escolhas da comissão técnica.
Jardim já afirmou publicamente que pretende utilizar os jogadores que conquistarem espaço por meio do desempenho nos treinamentos e nas partidas. Nesse cenário, Saúl praticamente desapareceu das escalações.
O espanhol não entra em campo desde 30 de maio, quando participou do segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.
Após a paralisação do calendário para a Copa do Mundo, Saúl foi relacionado para quatro partidas do Brasileirão, contra Chapecoense, São Paulo, Internacional e Vitória. Mesmo disponível, permaneceu no banco durante todos os jogos.
Salário dificulta possível saída do Flamengo
Encontrar um novo destino, porém, não será uma tarefa simples. Saúl recebe aproximadamente R$ 2 milhões por mês entre salário e luvas, valor que limita consideravelmente o número de clubes capazes de assumir seus vencimentos.
O contrato longo também pesa. O vínculo com o Flamengo termina apenas em 2028, o que significa que qualquer saída precisaria envolver um entendimento com a diretoria rubro-negra.
Saúl chegou ao clube em julho de 2025 com o aval de Filipe Luís, seu antigo companheiro no Atlético de Madrid. O espanhol ganhou espaço rapidamente e participou das campanhas dos títulos do Brasileirão e da Libertadores.
A situação mudou após uma cirurgia no calcanhar esquerdo, realizada em dezembro. O meio-campista voltou aos gramados somente em abril e não conseguiu recuperar o mesmo espaço no elenco.
Saúl soma 33 jogos pelo Flamengo
Aos 31 anos, Saúl possui uma carreira construída principalmente no futebol europeu. Revelado pelo Atlético de Madrid, tornou-se um dos jogadores mais identificados com o clube espanhol e também passou por Chelsea e Sevilla.
Desde que chegou ao Flamengo, disputou 33 partidas e distribuiu três assistências.
Agora, a combinação entre poucos minutos, insatisfação com Leonardo Jardim e concorrência elevada no meio-campo faz o espanhol avaliar uma saída. O principal desafio será encontrar um clube disposto a oferecer condições financeiras próximas às que possui atualmente no Flamengo.

