Home Esportes Olímpicos Hellen Christina arrecada fundos para o Pan Americano de escalada

Hellen Christina arrecada fundos para o Pan Americano de escalada

A atleta deve partir ainda este mês para iniciar os treinos em Los Angeles

Eduardo Statuti
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. No Torcedores desde 2019.

Após conseguir uma das quatro vagas brasileiras para o torneio, Hellen realiza agora uma campanha para conseguir fundos e se manter nos EUA durante a competição. A atleta paranaense conseguiu patrocínio para cobrir os gastos de passagens e hospedagem. Entretanto, ela ainda precisa de dinheiro para arcar com as despesas de alimentação e transporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! 

Siga o Torcedores também no Instagram

Sendo assim, para conseguir cobrir essas despesas, a atleta, junto com a mãe, resolveram vender Caponatas. A comida é um típico antepasto de origem italiana feito a base de berinjelas refogadas. Segundo a atleta, a escolha por esse produto foi feita porque o alimento tem muito a ver com a escalada, é saudável e totalmente vegano. Além disso, a paranaense de 23 anos expressa que a comunidade escaladora valoriza muito produtos artesanais feitos por outros escaladores, o que ajudaria nas vendas.

Hellen Christina iniciou sua vida na escalada há nove anos e participa de competições desde 2014. Ainda assim, possui grandes conquistas como o bi campeonato brasileiro juvenil de escalada de dificuldade. Ademais, já venceu o título paranaenses em escalada de dificuldade e obteve o vice campeonato no paranaense de escalada na categoria boulder.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como foi feita a seleção dos atletas para o torneio

Para todos os países é garantida uma cota de até quatro atletas em cada sexo para a competição. No masculino, os três primeiros atletas a serem selecionados foram escolhidos segundo o Ranking de Avaliação da data do chamado. Dessa seleção, foram convocados os paulistas Cesar Grosso e Felipe Ho, além do mineiro Jean Ouriques. O quarto atleta foi o gaúcho Pedro Nicoloso, escolhido pelos critérios estabelecidos pela comissão técnica. Na equipe feminina, duas atletas foram indicadas pelo Ranking de Avaliação, a paulista Thais Makino e a carioca Bianca Castro. Hellen Christina foi selecionada junto com Luana Riscado, do Rio de Janeiro. Mas no caso, as duas foram convocadas após um chamado a todas as atletas filiadas que se interessassem em ocupar as vagas arcando com seus próprios custos na viagem.

O Pan Americano de Escalada Esportiva ocorrerá entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março em Los Angeles. Ademais, as competições ocorrerão no Ginásio Sender One, e os campeões em cada categoria ganharão vaga para as Olimpíadas de Tóquio.

LEIA MAIS:
Better Collective