Home Esportes Olímpicos Com brasileira, FIBA divulga lista de jogadoras para ficar de olho no pré-olímpico de basquete

Com brasileira, FIBA divulga lista de jogadoras para ficar de olho no pré-olímpico de basquete

Damiris Dantas foi um dos destaques do site oficial da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Brasil vai disputar vaga olímpica em Bourges, na França

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

O torneio pré-olímpico de basquete feminino está cada vez mais próximo. O Brasil vai viajar para a França, onde vai disputar uma das três vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. Pensando nisso, a Federação Internacional de Basquete (FIBA), fez uma lista com as 5 jogadoras para ficar de olho no torneio. E a lista conta com uma brasileira. Trata-se de Damiris Santos. Ele é uma das grandes esperanças da equipe para a disputa da vaga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O site oficial da FIBA afirma que Damiris é uma peça central para continuar “a excelente jornada brasileira”. Isso porque o país vem de um ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima e de um bronze na Copa América da modalidade. O site lembra ainda que ela é fundamental “para que o Brasil possa se recuperar de uma péssima participação olímpica em casa”. Acontece que em 2016, o time feminino de basquete brasileiro perdeu os cinco jogos que disputou.

Naquela oportunidade, o Brasil se juntou ao selecionado de Senegal como as duas únicas seleções que não venceram uma partida sequer no torneio. Mas o caminho para a recuperação passa por Damiris. A jogadora teve duas grandes atuações com a Seleção brasileira no ano passado. Ela estava junto com a equipe que ganhou o ouro em Lima e também comandou o time que terminou com o bronze na Copa América. Aliás, ela também foi fundamental na campanha do Brasil no Torneio Olímpico de Pré-Qualificação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que diz a FIBA

O site rasgou elogios para a jogadora. “O que é particularmente impressionante em Dantas não é que ela lidera regularmente as tabelas de pontuação e rebote. Mas é que ela transforma tudo isso em um nível alto de eficiência”, diz o texto do site. “Quando você tem essa responsabilidade nos ombros, esse fato se torna ainda mais positivo. O pré-olímpico será um grande teste para o Brasil. Se elas conseguirem a vaga, espere que Dantas seja também a grande esperança deles nas Olimpíadas”, termina.

A FIBA citou ainda outras quatro jogadoras do torneio. São elas: Marine Johannes, da França, Liz Cambage, da Austrália, Pamela Rosado, de Porto Rico e Alexia Chartereau, também da França. No torneio pré-olímpico que acontecerá em Bourges em fevereiro, quatro seleções vão disputar três vagas olímpicas. O grupo do Brasil tem justamente França, Austrália e Porto Rico. Ou seja, para conquistar a vaga olímpica, basta ao time brasileiro não terminar na última posição de sua chave.

LEIA MAIS

Coreia do Norte vai boicotar pré-olímpico de futebol feminino, diz site

Better Collective