Home Futebol Conclusão rápida, elemento surpresa e dupla dinâmica: conheça o Tolima, próximo adversário do Internacional na Libertadores

Conclusão rápida, elemento surpresa e dupla dinâmica: conheça o Tolima, próximo adversário do Internacional na Libertadores

Torcedores explanou o estilo de jogo do Deportes Tolima, próximo adversário do Internacional na Libertadores

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

O Internacional passou para a terceira fase preliminar da Copa Libertadores da América após derrotar a Universidad de Chile, no estádio Beira-Rio. Agora a equipe de Eduardo Coudet começa a estudar o Deportes Tolima-COL, seu próximo adversário na competição internacional. Os colombianos derrotaram o Deportivo Macará-EQU, vencendo as duas partidas pelo placar mínimo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Por isso, o Torcedores preparou um raio-x da equipe colombiana, explanando as principais virtudes e defeitos do mesmo time que já surpreendeu outros brasileiros em edições passadas do torneio continental.

Como joga?

Antes de falar da equipe, é necessário mencionar o comandante do Tolima, Hernán Torres, de 58 anos, que está retornando ao clube nesta temporada. O treinador tem uma alta rodagem dentro da Colômbia e já participou de outras edições da Libertadores. Inclusive estava à frente da equipe que eliminou o Corinthians na fase preliminar de 2011.

PUBLICIDADE

Agora com um pouco mais de “cancha”, o técnico preparou um time que gosta de propor as jogadas e resolver com certa rapidez as investidas ao ataque. Em jogos analisados da própria Libertadores e também do Campeonato Colombiano, os jogadores do Tolima mostraram qualidade nos arremates de fora da área. É uma equipe que não costuma acionar os laterais Nilson Castrillón e Danovis Banguero.

Por essa pouca utilização dos laterais, as infiltrações pelo meio se tornam constantes. O grande destaque é o meia Jaminton Campaz, que frequentemente aparece como elemento surpresa. Com apenas 20 anos, o jogador formado pelas categorias de base do Tolima foi o responsável por marcar os dois gols contra o Macará. Curiosamente ambos foram bem parecidos, com o atleta aparecendo pelo meio e chutando rasteiro na entrada da área.

Outro ponto forte da equipe é o atacante Francisco Rodríguez, que é bem participativo na criação e finalização de jogadas. Ele foi o garçom para os dois gols marcados por Jaminton Campaz. O segundo, marcado nesta terça-feira (11), ilustra bem a movimentação do jogador, que puxou contra-ataque do campo de defesa e encontrou o “artilheiro” com um belo passe.

Essa parceria entre Rodríguez e Campaz é bem recente e, mesmo assim, muito eficaz. Contra o Envigado, pela Liga Colombiana, o atacante marcou três vezes, demonstrando boa capacidade de finalização – um chute foi pelo alto e outros dois foram rasteiros. Jaminton apareceu dando uma bela assistência para o jogador em seu terceiro tento na partida.

PUBLICIDADE

Setor defensivo

Embora o ataque demonstre boas virtudes, a defesa do Tolima parece ser o ponto fraco dessa espinha dorsal. Formado nas categorias de base do São Caetano e reserva na Seleção Colombiana, o arqueiro Alvaro Montero aparece bem posicionado nas intervenções e praticou boas defesas nas partidas analisadas. Em cinco jogos no ano, o time sofreu apenas dois gols.

Apesar dos bons números, esses dois gols foram sofridos justamente quando o time enfrentou um adversário com mais qualidade, no caso o Independiente Medellín, que faz boas apresentações na Libertadores. Nesse embate, o zagueiro Juan Quiñones e o lateral Nilson Castrillón tiveram dificuldades para conter as investidas no setor ofensivo esquerdo do Medellín. Esse pode ser um caminho para Coudet, principalmente utilizando a velocidade de Marcos Guilherme.

Estatísticas na temporada:

Partidas: 5
Gols marcados: 7
Gols sofridos: 2
Vitórias: 3
Empates: 2
Derrotas: 0
Artilheiro: Francisco Rodríguez (3)
Líder em assistências: Francisco Rodríguez (2)
Cartões Amarelos: 16
Cartões Vermelhos: 0

PUBLICIDADE

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE