Home Futebol Em reunião, Conmebol e Uefa se aproximam e podem recriar Copa Intercontinental

Em reunião, Conmebol e Uefa se aproximam e podem recriar Copa Intercontinental

Encontro entre as entidades aconteceu nesta quarta-feira (12), em Nyon, na Suíça

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com

O Conselho da Conmebol e o Comitê Executivo da Uefa se reuniram nesta quarta-feira (12), em Nyon, na Suíça, com o intuito de estreitarem relações. As entidades assinaram um memorando em busca de maior colaboração em diversos campos para promover o desenvolvimento do futebol nos dois continentes.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

De acordo com o comunicado emitido, os pontos debatidos na reunião foram:

  • Educação, treinamento, desenvolvimento técnico e arbitragem;
  • A promoção e desenvolvimento do futebol de base, da juventude e da mulher;
  • A organização de competições de futebol masculino, feminino e juvenil, além de futsal;
  • Questões de marketing, responsabilidade legal e social;
  • Segurança e proteção;
  • A promoção de princípios éticos e boa governança no futebol;

Um dos principais assuntos são as novas competições. Conmebol e Uefa estão insatisfeitas com a Fifa por conta do novo Mundial de Clubes, que estreia em 2021 e será disputado de quatro em quatro anos. Há discordância também na distribuição das vagas. Por isso, a aproximação entre as entidades sul-americana e europeia pode resultar no retorno da Copa Intercontinental.

PUBLICIDADE

O torneio foi realizado entre 1960 e 2004 e colocava frente a frente os campeões da Libertadores e da Champions League. Santos, São Paulo, Cruzeiro e Flamengo foram os únicos brasileiros a conquistarem a taça, que foi extinta após a criação do Mundial da Fifa.

“A Uefa e a CONMEBOL têm uma longa história e tradição, especialmente através de competições épicas e emocionantes, como o Troféu Artemio Franchi e a Taça Intercontinental. O acordo de hoje representa um primeiro passo para permitir que a Uefa e a CONMEBOL cooperem estreitamente, para que possamos compartilhar a experiência e o conhecimento para o desenvolvimento do jogo nos dois continentes. Gostaria de agradecer ao Conselho da CONMEBOL por nos visitar e pelas muitas boas idéias que eles contribuíram”, afirmou o Presidente da Uefa, Aleksander Čeferin.

Alejandro Domínguez, Presidente da entidade sul-americana, acrescentou: “Trabalhamos nisso há meses para ter uma reunião muito construtiva e proveitosa e estou muito satisfeito por termos concordado em cooperar ainda mais em uma variedade de questões. podemos fazer muito pelo desenvolvimento do futebol e estou ansioso por essa colaboração reforçada. Este é apenas o começo”.

Outro acordo importante será o de intercâmbio entre árbitros. As entidades concordaram no programa que vai permitir que árbitros supervisionem e até atuem em competições internacionais nos dois continentes. Ou seja, é possível que os profissionais da Uefa trabalhem em partidas da fase de grupos da Copa América. Assim como árbitros da Conmebol poderão apitar jogos da Eurocopa 2020. Há possibilidade de trocas também na Champions League, Europa League, Libertadores e Sul-Americana.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Olimpíada pode desfalcar equipes brasileiras em oito partidas; veja quais

CBF faz reajuste e Copa do Brasil terá premiação ainda maior em 2020; veja valores

Rede Globo x TNT: veja como ficará a divisão de TV no Brasileirão 2020

PUBLICIDADE