Home Futebol Campeões com o São Paulo em 2005 acreditam no tetra da Libertadores: “Diniz tem o time na mão”

Campeões com o São Paulo em 2005 acreditam no tetra da Libertadores: “Diniz tem o time na mão”

Campeões da Libertadores em 2005, Alex Bruno e Edcarlos relembram a conquista do tricampeonato com o São Paulo e acreditam que o time pode surpreender e levantar a Taça este ano.

Rodrigo de Azevedo
Paulistano. Formado em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente mora em Salvador.

Primeiro brasileiro a ser tricampeão da Taça Libertadores da América (2005), o São Paulo retorna à fase de grupos da competição nesta quinta-feira (5) contra o Binacional, no Peru, às 21h (de Brasília). Em 2019, a equipe caiu na 1ª fase preliminar do torneio, e volta à fase de grupo após quatro anos.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Embora a equipe figure na galeria das equipes brasileiras que mais venceram o torneio (ao lado de Santos e Grêmio), o tricolor paulista vive um jejum de títulos que já dura sete anos. O último foi a Copa Sul-americana, conquistado em dezembro de 2012.

E, por mais que o time tenha deixado a desejar nos últimos anos, há a expectativa que esta temporada possa ser diferente. Principalmente pela chegada de medalhões como Daniel Alves, Juanfran, Hernanes e Alexandre Pato, contratados em 2019.

PUBLICIDADE

Este elenco recheado de jogadores renomados é a esperança de dois campeões da Libertadores com o São Paulo para que o clube volte ao topo da América em 2020. Alex Bruno e Edcarlos, zagueiros do São Paulo em 2005, foram entrevistados pelo Torcedores.com para relembrar a conquista daquele ano e revelar suas expectativas quanto ao desempenho do time nesta edição.

Campeões com o São Paulo em 2005

Alex Bruno

Ao longo da competição, Alex disputava uma posição na zaga com outros fortes concorrentes: Edcarlos, Fabão e o uruguaio Lugano.

Na Libertadores 2005, foi titular em sete partidas que levou o São Paulo rumo ao título. A partir das quartas de final, atuou em todos jogos até a grande decisão, no Morumbi, vencida pelo tricolor por 4×0, contra o Athletico Paranaense.

Alex pendurou as chuteiras aos 35 anos. Hoje, com 37, é proprietário de uma barbearia em Balneário Camboriú – SC, onde também atua como Gerente de Futebol do Camboriú Futebol Clube. Confira a entrevista o jogador:

PUBLICIDADE

Torcedores.com – Como foi para você fazer parte do elenco que voltou a conquistar a Libertadores depois de 12 anos?

Alex Bruno – Era um sonho de criança jogar no São Paulo. A gente, que acompanhava o time de 1990/91/92/93, tinha esse sonho. Deus foi muito bom comigo e realizou: ter a oportunidade de jogar a Libertadores, de ser campeão. Eu lembro que tinha a cobrança naquela época também porque o time não chegava. Tinha sido eliminado em 2004 e também não tinha títulos. E conseguimos. É gratificante. A gente é lembrado até hoje por essa conquista. É um sonho realizado, foi o auge da minha carreira e agradeço ao São Paulo por tudo isso.

TC – O São Paulo é um time vitorioso na Libertadores. Chegou em 6 finais e conquistou 3. Porém, não conquista nenhum título desde 2012. Qual a sua expectativa em relação à equipe para esta edição? Até onde o time pode chegar?

AB- O São Paulo é um clube vencedor. Lá fora é conhecido como o maior vencedor. Todo mundo tem um respeito muito grande. Infelizmente, nesses últimos anos a gente não conquistou nada. Perdemos um pouco do respeito, até aqui no Brasil mesmo. Acredito que seja uma falha geral: jogadores, contratações, diretoria. Apesar que a diretoria está se esforçando. Não dá para saber quem é o culpado do que está acontecendo com o São Paulo. Mas eu estou confiante. Espero que esse ano a gente conquiste um título importante, e quem sabe o título da Libertadores. Nós estamos precisando bastante.

TC – Notei o seu lado torcedor. Mas analisando o futebol, você acredita que o time tenha condições de conquistar este título?

AB – Pelo o que time vem apresentando, pelos jogos que eu assisti eu não acredito muito não (no título do São Paulo), ainda fico desconfiado. Mas o elenco é muito bom. Tem condições totais de chegar.

TC – O que te deixa desconfiado com o time?

AB – Desconfiança a gente tem há muito tempo, por estar sem ganhar (títulos). Eu vejo uma melhora muito grande com o Diniz, como posse de bola, chances de gols. Gostei muito do time contra o Santo André, contra o Corinthians, que foram os últimos jogos que eu assisti. E acredito que a gente está no caminho certo. A Libertadores é tudo muito equilibrada. Acredito que o Flamengo, hoje, tenha um elenco muito bom, o River Plate também. Mas se o São Paulo entrar determinado, fechado, sem vaidade, eu acredito que a gente vai longe, e quem sabe não consiga o título. Eu acredito.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Edcarlos

Apesar dos 19 anos, Edcarlos estreou e participou de oito partidas da campanha que levou o São Paulo ao título da Libertadores 2005.

Ao longo das partidas, ele chegou a dividir a zaga com Fabão, Lugano e o próprio Alex Bruno. O destaque que demonstrava em campo o levou ao Mundial Sub-20, às vésperas das fases decisivas da Libertadores.

Quando retornou ao Brasil, um dia antes da primeira partida da final, o companheiro de equipe Alex já havia assegurado a condição de titularidade.

Com 34 anos, Edcarlos ainda segue na ativa, e hoje defende o Juventude. Leia abaixo a entrevista com o jogador:

PUBLICIDADE

TC – Naquela data você estava com 20 anos. Mesmo sem ter jogado nas finais, como foi para você fazer parte do elenco que voltou a conquistar a Libertadores depois de 12 anos?

Edcarlos – Foi uma época maravilhosa. Tive a felicidade de participar de um elenco recheado de grandes jogadores e pessoas especiais.

TC – Mas como foi para você não entrar em campo nas partidas contra o Athletico Paranaense? Teria um sabor a mais ser campeão disputando os jogos?

E – Foi uma extrema felicidade chegar na final de um torneio que eu jamais imaginaria estar presente. O grupo era tão unido que em nenhum momento eu me chateei (por não jogar as finais). O Alex sempre foi meu amigo e até hoje temos uma amizade de muito respeito. Fiquei muito feliz por ele também (Alex Bruno foi o titular na decisão). Esse foi o maior diferencial desse grupo de 2005: a união.

TC – O São Paulo é um time vitorioso na Libertadores. Chegou em 6 finais e conquistou 3, mas não conquista nenhum título desde 2012. Qual a sua expectativa em relação à equipe para esta edição. Até onde o time pode chegar?

E- Confesso que esse ano estou mais confiante. Vejo que o Diniz tem o time na mão, e gosto da filosofia de trabalho dele. Com a chegada de jogadores vitoriosos, como Daniel Alves, vejo uma defesa muito sólida e isso nos dá mais confiança.

TC – Então acredita no título ou que o time pode ir longe? Até que fase?

E – Libertadores é um campeonato muito duro e difícil de fazer projeção, mas acredito que, com a força da torcida, o São Paulo poderá chegar à final esse ano.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A final de 2005

A grande decisão foi disputada em 14/07/2005, no Morumbi. Relembre a ficha técnica da partida e o time titular  dos campeões com o São Paulo em 2005 :


São Paulo 4 X 0 Athletico Paranaense

SPFC: Rogério Ceni (capitão); Fabão, Diego Lugano e Alex; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior (Fábio Santos, 40’/2); Amoroso (Diego Tardelli, 33’/2) e Luizão (Souza, 28’/2). Técnico: Paulo Autuori.

Gols: Amoroso, 16’/1; Fabão, 7’/2; Luizão, 25’/2; Diego Tardelli, 43’/2.

PUBLICIDADE

CAP: Diego; Jancarlos, Danilo, Durvão e Marcão (capitão) (Fernandinho, 15’/2); Cocito, André Rocha (Alan Bahia, 37’/2), Evandro e Fabrício; Lima (Rodrigo, 15’/2) e Aloísio. Técnico: Antônio Lopes.

Árbitro: Horacio Marcelo Elizondo (Argentina)

Assistente 1: Rodolfo Otero (Argentina)

Assistente 2: Juan Carlos Rebollo (Argentina)

PUBLICIDADE

Renda: R$ 3.026.395,00

Público: 71.986 pagantes

LEIA MAIS:
Juanfran declara carinho pelo São Paulo e afirma: “Não saio do Brasil sem ganhar uma taça”
Muricy visita treino do São Paulo e elogia Diniz: “Dá gosto de falar do seu trabalho”