Home Futebol Os 50 melhores jogos da história: Nigéria 4×3 Brasil Jogos Olímpicos 1996

Os 50 melhores jogos da história: Nigéria 4×3 Brasil Jogos Olímpicos 1996

Grande jogo da década de 1990 entrou para lista do jornalista Julio ‘Maldini’ Maldonado, do “Marca”

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

O jornal esportivo diário “Marca“, da Espanha, está listando os 50 melhores jogos da história do futebol. Através do jornalista Julio ‘Maldini’ Maldonado, grandes duelos estão sendo lembrados. Nesta sexta-feira, a partida da vez foi a semifinal futebolística dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 disputada entre Brasil e Nigéria.

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

Apesar de não ser uma competição referencial no mundo do futebol, as Olimpíadas conquistaram um lugar no ranking do periódico espanhol com bastante autoridade. O duelo em questão reuniu uma verdadeira legião de craques. Nomes como Ronaldo, Bebeto, Roberto Carlos, Rivaldo, Okocha e Kanu disputaram aquela partida.

Relembre o jogo, considerado um dos 50 melhores jogos da história.

PUBLICIDADE

O jogo

A seleção canarinho ostentava amplo favoritismo ante os nigerianos. Porém, dentro de campo o que se viu foi um confronto extremamente equilibrado. Um 4 a 3 de tirar o fôlego com defesa de pênalti, tento anulado, prorrogação e até gol de ouro.

Na ocasião, o Brasil entrou em campo escalado assim: Dida; Zé Maria, Aldair, Ronaldo Guiaro e Roberto Carlos; Zé Elias, Flávio Conceição, Amaral e Juninho Paulista; Bebeto e Ronaldo. Além deles, entraram no segundo tempo Rivaldo e Sávio nos lugares de Juninho Paulista e Ronaldo, respectivamente.

Do outro lado estavam as Super Águias, que subiram ao gramado do Sanford Stadium como azarões. Os 11 iniciais eram esses: Dosu; Oparaku, Okechukwu, West e Babayaro; Lawal, Amunike, Babangida e Okocha; Amokachi e Kanu. Na etapa completar ingressaram na equipe Oruma, Fatusi e Ikpeba substituindo, respectivamente, Oparaku, Babangida e Amunike.

Os mais de 70 mil espectadores assistiram a um duelo frenético desde o início. Logo no primeiro minuto de jogo, Flávio Conceição, em cobrança de falta da intermediária, chutou forte e contou com um desvio no meio do caminho para vencer o goleiro Dosu e inaugurar o placar. Pouco tempo depois, porém, Babayaro encarou a marcação brasileira sozinho e chutou cruzado. Na pequena área, a bola encontrou a perna direita de Roberto Carlos e morreu no fundo do gol. Era o empate.

PUBLICIDADE

Apesar disso, a seleção brasileira não se abateu. E após bela jogada individual de Ronaldo, Bebeto pegou o rebote e colocou o Brasil de novo na frente. Mas os jogadores trajados de verde e amarelo queriam mais. Então, 10 minutos depois Flávio Conceição anotou o segundo dele e o terceiro da sua equipe. Brasil 3 a 1 na Nigéria. Tudo isso somente no primeiro tempo.

Segunto tempo

Veio os 45 minutos finais e com eles a reação africana. Aliás, só a Nigéria marcou na etapa complementar, mas demorou. As Super Águias conseguiram diminuir o placar apenas no minuto 33. Ikpeba, que havia acabado de entrar, chutou cruzado de fora da grande área e venceu Dida. Antes, entretanto, Juninho Paulista teve gol bem anulado e Okocha, camisa 10 da Nigéria, teve um pênalti defendido pelo goleiro brasileiro.

A partir daí, o embate ficou ainda mais emocionante. Os nigerianos tinham pouco tempo para buscar um empate e levar o confronto para a prorrogação. Já os brasileiros precisavam segurar o ímpeto do adversário e, assim, conquistar a vaga à final. Então, no último minuto do tempo regulamentar, o atacante Kanu atestou que a posição na finalíssima seria disputada no tempo extra.

A prorrogação

Cheia de moral, a Nigéria começou a prorrogação com tudo. Sendo assim, não deu chances para o Brasil. Logo aos quatro minutos, brilhou novamente a estrela do herói nigeriano Kanu. O atacante recebeu na entrada da área, limpou a marcação e bateu firme de perna esquerda para selar, com o gol de ouro, o triunfo e garantir uma posição na final do torneio para as Super Águias.

PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com ‘Maldini’, Nigéria 4 x 3 Brasil merece estar na lista dos 50 melhores jogos da história.

Veja os gols de Nigéria 4×3 Brasil abaixo no vídeo produzido pelo “Marca“:

Vale ressaltar que a seleção nigeriana conquistou a medalha de ouro da Olimpíada de Atlanta ao vencer a Argentina na final.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

“Maior jogo do mundo” decidiu título brasileiro de 1962

Palmeiras homenageia Ademir da Guia