Home Futebol 10 ex-jogadores brasileiros que viraram jornalistas

10 ex-jogadores brasileiros que viraram jornalistas

Apesar de controversa, comemora-se hoje (7) no Brasil o ‘Dia do Jornalista’. E no mundo do futebol, inúmeros ex-jogadores escolheram a profissão para continuarem inseridos dentro desse cenário. Em suma, a posição de comentarista é o principal alvo dessa classe, mas existem aqueles que se arriscam no comando de programas esportivos.

Diego Ribeiro
Me chamo Diego Ribeiro e sou jornalista esportivo. Atuo no segmento desde 2017, quando ingressei como colaborador do Torcedores.com. De lá para cá, me formei em jornalismo pela Unisa (2021) e atuei como repórter e apresentador de web rádio no Bate Fundo Esportivo. Além disso, fui monitor de conteúdo do Esportudo por quase três anos. Sou apaixonado por esportes e pelo próprio jornalismo. Minhas grandes referências em ambos os setores são: Lee Strobel, George Orwell, Mauro Beting, Vitor Sérgio Rodrigues, Ademir Quintino, Caio Ribeiro, José Silvério, Cléber Machado, entre outros. Amo futebol e esportes americanos, principalmente NFL. Torço para o Santos Futebol Clube, para o San Antonio Spurs (NBA) e para o Denver Broncos (NFL). E tenho uma "queda" pela seleção holandesa de futebol. Sou filiado à Aceisp - Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo e possuo MTB de jornalista. Cabe ressaltar que sou cristão protestante. Nasci e cresci na Igreja Batista. Defendo, com amor, respeito e equilíbrio, Jesus Cristo. Alguns dos meus hobbies: música (contrabaixo e violão); filmes e séries (levo a sério mesmo); leitura (Bíblia e outros livros, inclusive de ficção); práticas esportivas (corrida, futsal, society e vôlei); YouTube; Podcasts. Muito obrigado por visitar o meu perfil. Desejo profundamente que você curta o meu conteúdo!

No ‘Dia do Jornalista’, confira ex-craques dos gramados que se transfomaram em craques fora deles

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa forma, o Torcedores.com decidiu destacar 10 ex-jogadores do esporte da bola redonda que viraram jornalistas. De Caio Ribeiro, da “Rede Globo“, ao craque Neto, da “Band“, confira abaixo a lista:

Neto

Polêmico dentro de campo e também fora dele, o craque Neto é um dos mais conhecidos entre os ex-jogadores que seguiram a carreira de jornalista esportivo. Desde 1999 na “Rede Bandeirantes“, ele apresenta o programa “Donos da Bola”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Casagrande

Revelado pelo Corinthians na década de 1980, Walter Casagrande era um centroavante nato. Presença de área e faro de gol eram duas das suas principais características. Após se aposentar dos gramados, Casão escolheu a carreira de comentarista esportivo. Hoje atua na “Rede Globo” e é um dos principais profissionais dessa área no Brasil.

Júnior

Leovegildo Lins da Gama Júnior, mais conhecido como ‘Maestro Júnior’, é um dos grandes jogadores brasileiros das décadas de 1970 e 1980. Fez história no Flamengo. E hoje sua ocupação também é a de comentarista. Atualmente trabalha na “Rede Globo” e geralmente comenta nas partidas do futebol carioca e da seleção brasileira.

Caio Ribeiro

Quase sempre escolhido como o principal profissional de comentários esportivos no Brasil, Caio não teve uma carreira brilhante dentro das quatro linhas. O ex-atacante passou por grandes clube do Brasil e do mundo, tais como Santos, Flamengo, Internazionale de Milão e São Paulo, mas nunca com grande destaque. Talvez seja o ex-atleta com melhor projeção no cenário jornalístico. Aliás, é mais a atuar na emissora carioca.

PUBLICIDADE

Edmundo

Ídolo do Palmeiras e do Vasco, o ‘Animal’, como era chamado pelo narrador Osmar Santos e também, pela torcida palmeirense vascaína, ingressou no jornalismo esportivo em 2009. Naquele ano assinou contrato com a “Rede TV” e passou a ser comentarista esportivo da emissora. Logo em seguida assinou com a “Band” e agora trabalha no canal de TV por assinatura “Fox Sports“.

PUBLICIDADE

Zé Elias

Zé Elias, também chamado de “Zé da Fiel” por conta da sua ligação com o Corinthians, clube que revelou o ex-volante, iniciou a carreira de jornalista esportivo em 2009, um ano depois de pendurar as chuteiras. No momento faz parte do quadro de funcionários da “ESPN” no Brasil.

Grafite

Contratado pelo “SporTV” para comentar os jogos da Copa do Mundo da Rússia em 2018, Grafite acabou se destacando durante o torneio. Tanto que meses mais tarde fechou contrato com o canal e está lá até hoje.

Muricy Ramalho

A exemplo de Grafite, Muricy Ramalho é mais um comentarista do “SporTV“. Muricy foi destaque como jogador e treinador. Agora, o desafio é nas telinhas.

Ronaldo Giovanelli

O ex-goleiro, lembrado por sua passagem marcante no Corinthians, participa de três programas esportivos como comentarista: “Os Donos da Bola”, “Jogo Aberto” e “Baita Amigos”. Os dois primeiros fazem parte da grade da “Band“, já o último está inserido na programação do “BandSports“.

PUBLICIDADE

Djalminha

Membro do “Resenha ESPN”, programa do canal homônimo, Djalminha era um meio-campista talentoso. Na carreira jornalística ainda não despontou a nível nacional.

Bônus

Denílson: um dos mais carismáticos comentaristas esportivos do país, Denílson atua ao lado de Renata Fan no programa “Jogo Aberto” da “Band“.

Ronaldo: o Fenômeno participa esporádicamente nos jogos da seleção brasileira na “Rede Globo“. Porém, é figura constante nos jogos do Brasil em Copas do Mundo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

10 jogadores baixinhos que provaram ser bons de bola; veja a lista

10 atores que já foram atletas profissionais e vice-versa

Better Collective