Após uma reunião com representantes de todos os clubes nesta sexta-feira (17), a Premier League garantiu que realizará todos os 92 jogos restantes para encerrar a temporada 2019/2020.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Ainda não há uma data acertada para o retorno do campeonato. Uma das possibilidades apontadas foi o dia 30 de junho, quando contratos de muitos jogadores forem encerrados. Porém, não houve acordo.
Neste caso, os contratos terão que ser estendidos para que os clubes não percam alguns de seus jogadores para as rodadas finais da atual temporada do Campeonato Inglês.
Alguns dos exemplos de jogadores que terão contrato encerrado no dia 30 de junho são Willian (meio-campo do Chelsea) e Vertonghen (zagueiro do Tottenham).
A FIFA avisou nas últimas semanas de que está avaliando esta situação, prometendo anunciar medidas quando estas forem decididas.
Nos próximos dias, possíveis modelos de calendário serão discutidos para avaliar as condições possíveis para a conclusão da temporada com a realização das partidas.
Confira abaixo um comunicado oficial divulgado pela Premier League à respeito da reunião desta sexta-feira (17).
“Em comum com empresas e indústrias, a Premier League e nossos clubes estão trabalhando diretamente com cenários de planejamento muito complexos
Estamos engajados ativamente com as partes interessadas, incluindo parceiros de transmissão, para garantir que estamos em posição de retomar os jogos quando for seguro fazê-lo, com o apoio total do governo.
A saúde e o bem-estar dos jogadores, treinadores, gerentes, funcionários do clube e torcedores são nossa prioridade. O campeonato será reiniciado apenas quando a orientação médica permitir.
A assembléia geral de hoje ofereceu uma oportunidade para discutir possíveis modelos de programação. Continua sendo nosso objetivo concluir a temporada 2019-20, mas nesta fase, todas as datas são provisórias enquanto o impacto do Covid-19 se desenvolve.
Nota oficial
Cabe ressaltar que a atual situação dos britânicos em relação ao novo coronavírus é muito grave. Até o momento, mais de 12 mil pessoas morreram devido à pandemia do COVID-19 na região.
Além disso, o governo britânico determinou na última terça-feira (15) o aumento de três semanas do isolamento social em todo o país, na busca de tentar reduzir a proliferação da doença.
Há uma previsão da Premier League de que, ao menos nas próximas oito semanas, os clubes possam retomar suas atividades.
Além da Premier League: Futebol na Inglaterra e na Europa
A EFL, responsável pelas divisões inferiores na Inglaterra, ainda não fez uma reunião com o governo britânico, mas avisou aos clubes que o planejamento também será de retorno aos campos em breve.
A UEFA realizará na próxima semana uma reunião com os representantes das ligas para oferecer suas propostas às federações locais para tentar padronizar o encerramento da temporada europeia.
Também serão discutidas as novas datas para a atual temporada da UEFA Champions League, que está marcada para ser encerrada no dia 29 de agosto.
Futebol na Alemanha como exemplo
Enquanto isso, a Alemanha vive um cenário diferente. Desde a semana passada, todos os clubes da Bundesliga retornaram aos treinos, com intuito de retornarem aos jogos.
A Bundesliga está marcada para retornar com jogos a partir do dia 1º de maio. Ainda assim, alguns clubes têm adotado isolamento social nas atividades dos treinamentos.
O Campeonato Alemão será visto como exemplo para o futebol inglês para avaliar as condições realistas de realizar jogos ou não nos próximos meses.
Caso retorne na data marcada, a Bundesliga seria a primeira grande liga da Europa à retomar os jogos.
LEIA MAIS
O atual panorama de retorno aos treinamentos dos clubes europeus
Tottenham volta atrás e decide pagar 100% dos salários em abril e maio

