O Campeonato Espanhol irá retornar nesta quinta-feira após três meses de paralisação devido a pandemia de coronavírus. Apesar de ser um liga muito rica e com grandes astros, a crise financeira poderia alcançar os clubes menores e prejudicar até na retomada da competição. Com isso, a Federação Espanhola interviu e criou um plano para auxiliar todos os times.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJiY0NjWU1wVCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Em 25 de março, pouco mais de 15 dias depois do último jogo, a Federação Espanhola criou um plano para ajudar todas as federações que colaboram com a mandatária do país e os clubes que iriam ser atingidos diretamente com a falta de jogos e o dinheiro escasso.
O projeto apresentado pela Federação Espanhola pode ser dividido em duas frentes: clubes da primeira e segunda divisão e clubes da terceira e quarta divisão. As duas últimas, que são amadoras, receberam um auxílio financeiro de 4 milhões de euros para pagamento de salários de jogadores, comissões técnicas e funcionários administrativos. As principais divisões nacionais ficariam sob uma linha de crédito que poderia vir diretamente da La Liga em parceria com alguns dos clubes mais saudáveis financeiramente e instituições bancárias. Seriam realizados empréstimos para evitar um rombo de quase 678 milhões de euros até o final da atual temporada.
Além do lado financeiro, a Federação Espanhola prometeu ajudar os clubes nas partes psicológica e físicas. A entidade iria fornecer psicólogos para auxiliar quem precisasse de auxílio nesta parte e também para jogadores que estivessem lesionados ou que desejassem um serviço fora do clube para se manter em forma.
LEIA MAIS:
Campeonato Espanhol: Saiba como assistir aos jogos da 28º rodada AO VIVO
La Liga: relembre como foi a última rodada antes da paralisação
Quiz: você lembra como estava o Campeonato Espanhol antes da paralisação?

