Home Futebol Libertadores completa 60 anos; relembre os times da primeira competição

Libertadores completa 60 anos; relembre os times da primeira competição

Em 2020, Libertadores chegou a seu 60º aniversário; relembre quem participou do primeiro torneio

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Libertadores chega a 60 anos de sua primeira edição, realizada em 1960. O torneio, o principal de clubes da América do Sul, construiu uma história de times lendários, jogadores históricos e momentos que ficaram na memória do torcedor.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJ3ckxsNmhGYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Em 1960, quando o torneio começou, sete das dez nações que fazem parte da Conmebol participaram da primeira edição do torneio. O Brasil esteve entre eles e colocou uma equipe como parte da primeira edição do certame.

PUBLICIDADE

Nordeste representou o Brasil

No começo da Libertadores, apenas os campeões nacionais ganhavam vaga para disputá-la. O Brasil teve um representante na primeira edição logo de cara, o Bahia, campeão da Taça Brasil de 1959.

O Tricolor entrou para a história ao vencer o Santos de Pelé, que começava a se firmar como o grande clube brasileiro da época, e conseguiu a classificação para o torneio, mas caindo logo na fase inicial, diante do San Lorenzo, o representante argentino. Mas o futebol do Nordeste, que até aquela época vivia certa margem midiática em relação a do ‘eixo’ RJ-SP, foi o primeiro a marcar seu nome na história da competição representando o Brasil.

Nomes de peso

PUBLICIDADE

O San Lorenzo foi o primeiro time argentino a jogar a Libertadores. Na lista dos clubes que estiveram no torneio, apenas clubes que, hoje, são considerados parte dos grandes times dos cenários de suas respectivas nações.

O Uruguai levou o Peñarol, que viria ser o campeão do torneio. O Paraguai representou-se pelo já tradicional Olímpia e o Chile levou a Universidad de Chile para jogar a primeira edição do campeonato.

A Colômbia trouxe o Millonarios como representante e o Jorge Wilstermann jogou como o representante boliviano. Todos eles campeões dos campeonatos nacionais de seus respectivos países do ano anterior

Ausências

PUBLICIDADE

Três nações não levaram representantes para a Libertadores de 1960. Dois deles (Peru e Venezuela) não demonstraram interesse na competição e ficaram de fora. Universitario e Deportivo Español seriam, respectivamente, os clubes que representariam os países citados.

Já o Equador não teve representante por motivo diferente. O Campeonato Equatoriano não pode ser realizado em 1959 e inviabilizou a chance do país de colocar uma equipe no torneio, já que a Conmebol preconizava que as nações teriam que classificar seus times através de torneios designados para isto.

LEIA MAIS

Ronaldinho, Pelé, Neymar… Jornal espanhol elege os 10 melhores jogadores da história do Brasil

PUBLICIDADE

(Crédito da foto: Divulgação/Conmebol)