Home Vôlei Dia nacional do vôlei: 16 brasileiros que fazem parte do hall da fama

Dia nacional do vôlei: 16 brasileiros que fazem parte do hall da fama

27 de junho é comemorado o dia nacional do vôlei. Pentacampeão olímpico, o Brasil revelou inúmeros talentos ao longo dos anos e marcou 16 nomes no hall da fama da modalidade

Andressa Fischer
Gaúcha, 22 anos | Escrevo sobre vôlei, futebol feminino e dupla Gre-Nal.

Entre os 16 brasileiros que ingressaram no hall da fama do vôlei, se misturam atletas que fizeram história nas areias ou na quadra. Nas duas modalidades, o Brasil é visto como uma potência e por isso tem uma data especial no calendário para comemorar o dia nacional do vôlei.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Geração de prata, seleção feminina dos anos 90 de Ana Moser e Fernanda Venturini, era de ouro de Bernardinho na seleção masculina, geração de ouro da seleção feminina sob brilho de Sheilla, Jaqueline e companhia, são vários times históricos do Brasil no vôlei.

A modalidade é somente pentacampeã olímpica, entre homens e mulheres. Além de outros tantos títulos olímpicos e mundiais na praia. Por causa desse currículo, inúmeros atletas brasileiros receberam a honraria de ingressar no hall da fama da modalidade.

PUBLICIDADE

Dia nacional do vôlei: confira os brasileiros que ingressaram no hall da fama

Shelda Bede e Adriana Behar

Dupla história do vôlei de praia, conquistaram juntas 31 títulos internacionais. Os mais marcantes foram as medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 e Atenas-2004.

Nalbert Bittencourt

Desde 2015 no hall da fama, Nalbert foi capitão da geração de ouro da seleção masculina de Bernardinho. Conhecido por ser um jogador completo, foi campeão mundial em 2002 e medalha de ouro em Atenas dois anos depois.

Renal Dal Zotto

Considerado um dos maiores jogadores da história do vôlei brasileiro, foi um dos símbolos da geração de prata nos 80. Vice-campeão olímpico em Los Angeles-1984, atualmente sucedeu Bernardinho no comando da seleção masculina.

Bebeto de Freitas

Figura histórica do vôlei brasileiro, comandou a geração de prata nas Olimpíadas de Los Angeles e Seul, além de ter disputado duas como jogador. Foi pentacampeão italiano e duas vezes campeão da Copa CEV sob o comando do Parma nos anos 90, o que levou a cargo de treinador da seleção italiana, onde foi conquistou a Liga Mundial.

PUBLICIDADE

Zé Marco de Melo

Ingressou ano passado no hall da fama. Medalha de prata ao lado de Ricardo em Sidney-2000, também jogou ao lado de Emanuel. Conquistou inúmeros títulos internacionais e é um dos maiores jogadores da história da modalidade.

Giba

Campeão olímpico em Atenas-2004, o ex-camisa 7 da seleção brasileira foi um dos maiores nomes da sua posição no cenário mundial. Foi um dos destaques da era Bernardinho, tendo sido tricampeão mundial de forma consecutiva e bicampeão da Copa do Mundo.

José Loiola

Mais um jogador do vôlei de praia brasileiro na lista. O capixaba participou dos Jogos Olímpicos de Sidney-2000 e foi reconhecido ao lado de Emanuel como um dos maiores jogadores dos anos 90.

Maurício Lima

Bicampeão olímpico, em Barcelona-1992 e Atenas-2004, é considerado um dos melhores levantadores da história. Extremamente habilidoso, conquistou mais de 100 títulos internacionais e ingressou no hall da fama em 2012.

PUBLICIDADE

Ana Moser

Considerada por muitos a melhor brasileira da história, disputou três Olimpíadas e foi medalhista de bronze em Atlanta-1996. Foi ainda tetracampeã do Grand Prix e vice-campeã mundial em 1994.

Carlos Nuzman

Um dos pioneiros do vôlei brasileiro no mundo, ingressou no hall da fama em 2007. Como jogador, disputou os Jogos de Tóquio-1994 e dois campeonatos mundiais, em 1962 e 1966. E como dirigente, foi campeão olímpico em 1992.

Fofão

Ao lado de Fernanda Venturini, é consideradas uma das melhores levantadoras da história. Extremamente inteligente dentro de quadra, foi um dos nomes no primeiro ouro olímpico da seleção feminina, em 2008.

Sandra Pires

Outro nome histórico do vôlei de praia, foi nomeada pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei) a melhor jogadora da década de 90. Campeão olímpica em Atlanta-1996 ao lado de Jackie Silva, subiu ao pódio em competições oficiais mais de 100 vezes.

PUBLICIDADE

Jackie Silva

Campeã olímpica em Atlanta, fez história nas areias nas décadas de 80 e 90. Foi destaque tanto no vôlei de praia, quanto nas quadras.

Emanuel Rego

Reconhecido como um dos maiores jogadores de vôlei de praia de todos os tempos, disputou cinco Olimpíadas consecutivas e foi medalha de ouro ao lado de Ricardo em Atenas-2004. Foi cinco vezes eleito pela FIVB o melhor jogador do ano, em 2005, 2010, 2011, 2012, 2014.

Bernard Rajzman

Ao lado de Renan, liderou a geração de prata nos anos 80 e um dos maiores jogadores da história.

LEIA MAIS

Internauta denuncia Ana Paula Henkel após ser chamado de “bicha” pela ex-jogadora de vôlei

PUBLICIDADE