Home Futebol Quem foi Mirandinha, ex-Santos e Palmeiras e primeiro brasileiro a jogar o Campeonato Inglês?

Quem foi Mirandinha, ex-Santos e Palmeiras e primeiro brasileiro a jogar o Campeonato Inglês?

Atacante saiu do interior do Ceará para fazer história

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O atacante Mirandinha foi contratado pelo Newcastle junto ao Palmeiras em 1987 e fez história ao ser o primeiro brasileiro a atuar profissionalmente no Campeonato Inglês.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI4VWI1NEdyWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

O jogador fardou a camisa 10 dos Magpies durante duas temporadas e marcou 21 gols em 60 jogos disputados. Relembre um dos gols do jogador pelo clube inglês:

Mirandinha se destacou no Palmeiras vice-campeão paulista de 1986 e marcou 25 gols em 31 jogos. Começou 1987 como titular, mas logo participou da transferência histórica para o futebol brasileiro.

Mas quem foi Mirandinha?

O ex-atleta do Palmeiras foi o segundo Mirandinha a se destacar no Brasil. O primeiro deles, Sebastião Miranda da Silva, passou por Corinthians e São Paulo na década de 70, enquanto o terceiro, Isaílton Ferreira da Silva, se destacou no Corinthians na década de 90.

PUBLICIDADE

O Mirandinha em questão, Francisco Ernandi Lima da Silva, nasceu em Chaval, no interior do Ceará, e começou a carreira no Ferroviário em 1977. Passou pela Ponte Preta após deixar o futebol cearense e foi contratado pelo Botafogo em 1981.

O jogador rodou ainda por Náutico e Portuguesa antes de voltar aos principais clubes do país, já que em 1985 assinou com o Santos.

Ficou no clube por pouco tempo e logo foi para o Cruzeiro, onde se destacou e chamou a atenção do Palmeiras.

Forma dois anos no alviverde até a ida ao Newcastle, onde se destacou até 1989. Assim que acabou seu contrato, Mirandinha decidiu voltar ao Brasil e foi recontratado pelo Palmeiras, que ficou com o atacante até 1991.

PUBLICIDADE

O atleta passaria ainda por Coritiba, Corinthians e Belenenses, rodaria pelo futebol japonês, onde defendeu Shimizu S-Pulse e Shonan Bellmare entre 1992 e 1995, e encerraria a carreira em 1996, no Ferroviário, onde tudo começou.

Carreira na Seleção
Mirandinha foi convocado pela primeira vez em 1987, ainda no Palmeiras, e seguiu sendo chamado enquanto defendia o Newcastle. Participou da Copa América de 1987, mas não voltou a jogar competições oficiais com a camisa amarela. Parou de ser convocado em 1989.

Leia mais:
Juninho Paulista, Sylvinho e mais: quem foram os 10 primeiros brasileiros a disputarem o Campeonato Inglês?