Após o Flamengo ter obtido muita audiência com a transmissão pela FlaTV, a emissora anunciou hoje, quinta-feira (2), que o contrato foi violado.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Alegando o descumprimento da exclusividade de conteúdo, a Globo não irá mais transmitir o Campeonato Carioca. Quanto aos outros 11 clubes e sobre a federação carioca, os pagamentos serão mantidos. A transmissão foi feita de forma independente, e o clube se baseou na Medida Provisória 984/2020, ela foi assinada por Jair Bolsonaro.
“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada, disse em comunicado“.
Pelos corredores de Brasília ela foi nomeada como “MP do Flamengo” por conta da ação direta de cartolas rubro-negros. Com isso, a Medida Provisória dá o direito de 100% na transmissão de clubes mandantes. Anteriormente, o decreto mantinha um acordo entre dois times para a venda do jogo.
Por considerar o valor de cerca de 17 milhões de reais baixo, não houve acordo entre o clube e a Globo. O valor seria oferecido ao Flamengo e para outros clubes do Estado do Rio de Janeiro. E justamente por conta da MP, a emissora não tem o direito de proibir a transmissão dos jogos na casa do clube.
“A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos”.
A Globo entrou com uma ação na Justiça declarando a quebra do contrato. Por decisão própria, não irá mais transmitir o restante das partidas, e até os jogos que encerariam a quinta rodada hoje. Eles passariam no Sportv e Premiere.
E encerrou: “A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas e entende a importância do esporte para Clubes, jogadores, marcas e torcedores… Mas acredita que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros”.

