Home Futebol 5 momentos marcantes do Corinthians na Fazendinha, no Parque São Jorge

5 momentos marcantes do Corinthians na Fazendinha, no Parque São Jorge

Estádio do Timão foi palco de partidas dos Jogos Pan-Americanos de 1963, e registrou feitos marcantes da equipe alvinegra

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Antes de adotar o Pacaembu como sua “casa alternativa”, o Corinthians atuou por vários anos no Estádio Alfredo Schürig, situado no Parque São Jorge. Sede oficial do clube, o palco já presenciou feitos e glórias dentro da vasta história do clube paulista que brevemente completará 110 anos de existência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Ao longo da história, o Parque São Jorge recebeu mais de 400 partidas oficiais do Timão, onde o clube acumulou um exímio aproveitamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

JOGO INAUGURAL

Mesmo sem possuir iluminação, o Estádio Alfredo Schürig, popularmente conhecido como Parque São Jorge foi inaugurado no dia 22 de julho de 1928, recebendo um amistoso entre o Timão e o América-RJ. O embate terminou empatado em 2 a 2, registrando um público de 2 mil pessoas, capacidade máxima da época. De Maria foi o autor dos dois tentos alvinegros.

PRIMEIRO TÍTULO

PUBLICIDADE

Seis anos depois do debute, o Parque São Jorge presenciou o primeiro título do Corinthians. Na final do Campeonato Paulista, o time da capital levou a melhor sobre a Portuguesa, em jogo marcado por uma polêmica no segundo tento do Timão.

PUBLICIDADE

Um dos dirigentes da Portuguesa invadiu o campo armado e o jogador Neco do Corinthians o agrediu. Antes de disparar contra o atleta, Bueno acabou sendo contigo por policiais. A Lusa deixou o campo de jogo. Mesmo assim, o árbitro Enéas Sgarzi deu autorização para os donos da casa darem a saída, tanto que Neco anotou o terceiro tento diante de uma meta vazia.

TÍTULOS NO FEMININO

Após uma reforma, a Fazendinha foi liberada para partidas da base e do futebol feminino. Em 2018, o estádio recebeu a finalíssima do Campeonato Paulista Feminino, e apesar do empate em 2 a 2 contra o Santos, o Timão levou a melhor por conta da vitória por 1 a 0 na Baixada.

Em menos de um mês, o Parque São Jorge foi palco da final do Brasileirão Feminino. Desta vez, as meninas do Timão atropelaram o Rio Preto por 4 a 0, e se sagraram campeãs da competição.

PUBLICIDADE

MAIOR GOLEADA

No dia 12 de outubro de 1929, o time da capital registrou sua maior goleada atuando na Fazendinha. Jogando contra o Atlético-MG, o alvinegro aplicou um impiedoso 11 a 2 diante do Atlético-MG.

PÚBLICO RECORDE

Oficialmente, o jogo do Corinthians com maior público no estádio ocorreu diante da Ferroviária, em 1959. Naquela oportunidade, 32.419 pessoas assistiram o triunfo do alvinegro. Além deste embate, a história apresenta que três anos mais tarde, cerca de 33 mil pessoas (incluindo imprensa e dirigentes) compareceram a um clássico entre Corinthians e Santos, que inclusive contou com um tento de Pelé que sacramentou a vitória do time da Baixada.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Better Collective