Home Futebol Copa de 1950 teve apenas seis estádios; relembre todos

Copa de 1950 teve apenas seis estádios; relembre todos

Metade das cidades que receberam Copa de 2014 estiveram em 1950

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Brasil sediou sua primeira Copa do Mundo em 1950, mas obviamente com estrutura menor do que em 2014, quando a FIFA já exigia padrões mais sólidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI1b2VkOHhtZiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Mundial vencido pelo Uruguai e que teve o Brasil como vice-campeão mundial contou com apenas seis estádios e 14 seleções participantes.

Estiveram naquela Copa do Mundo: Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai, México, Estados Unidos, Iugoslávia, Suíça, Espanha, Inglaterra, Suécia e Itália.

As cidades escolhidas para abrigarem os estádios da Copa de 1950 foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

PUBLICIDADE

Veja os seis estádios do Mundial:

PUBLICIDADE

Maracanã
O estádio foi construído justamente para a Copa do Mundo de 1950 e se tornou um local sagrado. Foi inaugurado no mesmo ano, poucos meses antes do início do torneio. Tinha capacidade para 200 mil pessoas e recebeu oito jogos.

Copa do Mundo de 1950 Brasil Maracanã

Reprodução/CBF

Pacaembu
Principal estádio brasileiro até a construção do Maracanã, era o que havia de mais moderno no Brasil. Construído em 1940, tinha capacidade para 60 mil pessoas e recebeu seis jogos da competição.

Década de 50 | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer ... Copa

Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Independência
Casa do América-MG atualmente, o estádio foi construído justamente para a Copa do Mundo e pertencia inicialmente ao Sete de Setembro-MG. Tinha capacidade para 30 mil pessoas e recebeu três jogos.

Arena Independência Twitter પર:

Reprodução/Twitter/Arena Independência

Vila Capanema
O estádio de Curitiba foi a atual casa do Paraná Clube, mas pertencia ao Ferroviário – que se fundiu ao Colorado-PR para que fosse fundado o próprio tricolor paranaense -, mas havia um problema. Foi o único estádio a não atender as exigências da FIFA, que queria capacidade de mais de 20 mil pessoas. A Vila Capanema comportava apenas 10 mil torcedores, mas foi mantida na competição e recebeu dois jogos.

PUBLICIDADE
parana vila capanema

Divulgação/Paraná Clube

Ilha do Retiro
A casa já era do Sport na época e passou por uma grande reforma para receber a Copa do Mundo de 1950. Foi a cidade escolhida para representar o nordeste, já que era a segunda mais populosa do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Tinha capacidade para 20 mil pessoas, mas recebeu apenas uma partida – a França se recusou a participar do Mundial quando viu que jogaria em locais muito distantes: Porto Alegre e Recife.

Vista aérea da Ilha do Retiro, que passou por reformas para receber a Copa em 1950

Divulgação

Estádio dos Eucaliptos
Único estádio da lista que não existe mais, o Estádio dos Eucaliptos era a casa do Internacional e foi escolhido como sede do Rio Grande do Sul. Após a construção do Beira-Rio se tornou um complexo esportivo. Tinha capacidade para 20 mil pessoas e recebeu dois jogos.

Porto Alegre Estádio Eucaliptos Copa 1950 | Fotos Antigas RS ...

Reprodução/Flickr

Leia mais:
Barbosa sofreu preconceito e carregou culpa por derrota em 1950 até o fim da vida: “não sou um criminoso”

Better Collective