O Brasil sediou sua primeira Copa do Mundo em 1950, mas obviamente com estrutura menor do que em 2014, quando a FIFA já exigia padrões mais sólidos.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI1b2VkOHhtZiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
O Mundial vencido pelo Uruguai e que teve o Brasil como vice-campeão mundial contou com apenas seis estádios e 14 seleções participantes.
Estiveram naquela Copa do Mundo: Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai, México, Estados Unidos, Iugoslávia, Suíça, Espanha, Inglaterra, Suécia e Itália.
As cidades escolhidas para abrigarem os estádios da Copa de 1950 foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.
Veja os seis estádios do Mundial:
Maracanã
O estádio foi construído justamente para a Copa do Mundo de 1950 e se tornou um local sagrado. Foi inaugurado no mesmo ano, poucos meses antes do início do torneio. Tinha capacidade para 200 mil pessoas e recebeu oito jogos.

Reprodução/CBF
Pacaembu
Principal estádio brasileiro até a construção do Maracanã, era o que havia de mais moderno no Brasil. Construído em 1940, tinha capacidade para 60 mil pessoas e recebeu seis jogos da competição.

Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Independência
Casa do América-MG atualmente, o estádio foi construído justamente para a Copa do Mundo e pertencia inicialmente ao Sete de Setembro-MG. Tinha capacidade para 30 mil pessoas e recebeu três jogos.

Reprodução/Twitter/Arena Independência
Vila Capanema
O estádio de Curitiba foi a atual casa do Paraná Clube, mas pertencia ao Ferroviário – que se fundiu ao Colorado-PR para que fosse fundado o próprio tricolor paranaense -, mas havia um problema. Foi o único estádio a não atender as exigências da FIFA, que queria capacidade de mais de 20 mil pessoas. A Vila Capanema comportava apenas 10 mil torcedores, mas foi mantida na competição e recebeu dois jogos.

Divulgação/Paraná Clube
Ilha do Retiro
A casa já era do Sport na época e passou por uma grande reforma para receber a Copa do Mundo de 1950. Foi a cidade escolhida para representar o nordeste, já que era a segunda mais populosa do Brasil, atrás apenas de São Paulo. Tinha capacidade para 20 mil pessoas, mas recebeu apenas uma partida – a França se recusou a participar do Mundial quando viu que jogaria em locais muito distantes: Porto Alegre e Recife.

Divulgação
Estádio dos Eucaliptos
Único estádio da lista que não existe mais, o Estádio dos Eucaliptos era a casa do Internacional e foi escolhido como sede do Rio Grande do Sul. Após a construção do Beira-Rio se tornou um complexo esportivo. Tinha capacidade para 20 mil pessoas e recebeu dois jogos.

Reprodução/Flickr

