A Turner oficializou as transmissões dos jogos do Brasileirão 2020. A empresa norte-americana estreará na temporada neste sábado com a exibição de Coritiba x Internacional. No entanto, a Turner irá encarar uma briga judicial com a Globo se apoiando na MP984. A informação foi publicada pelo UOL Esporte e confirmada pelo Torcedores.com.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIwT3hJODc4NiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A Turner vai usar a MP984 enquanto ela tiver validade. Ou seja, até meados de outubro. A Medida Provisória, porém, pode ser aprovada pro Congresso e ser utilizada durante toda competição. Entretanto, ao que tudo indica, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), irá deixar o documento caducar.
Ao todo, estão previstas 13 partidas exibidas pela Turner que, antes da MP984, a empresa não teria direito. A primeira delas acontece na terceira rodada, quando o Coritiba enfrentará o Flamengo. O Torcedores.com entrou em contato com a assessoria da Turner, que não se pronunciou. A Globo está na Justiça tentando bloquear as exibições.
CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOTA DIVULGADA PELA GLOBO:
“A Globo recorreu à justiça para impedir que a Turner exiba partidas de clubes da série A do Brasileirão cujos direitos pertencem à Globo, pois foram negociados há vários anos, com exclusividade, por aqueles clubes com a empresa. O entendimento da Globo é que a Medida Provisória 984 não pode retroagir para alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição, pois são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal. A posição da Globo já recebeu declarações de apoio de clubes como Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Goiás e Sport, que foram anexadas à ação. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”
LEIA MAIS
Estudo divulga quanto os clubes da Série A receberam de direitos de TV em 2019; veja ranking
Confira os clubes da Série A que mais gastaram em 2019
Globo terá 20 jogos transmitidos nas primeiras dez rodadas do Brasileirão 2020; veja quais

