Fora dos planos da diretoria para a próxima temporada, o técnico Vanderlei Luxemburgo já se despediu do Vasco com o iminente rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2021. A situação do treinador repercutiu na Espanha, onde Luxa já comandou o time galáctico do Real Madrid em 2005. O jornal ‘As’ classificou que o comandante chegou ao ‘fundo do poço’.
“Luxemburgo atinge o fundo do poço. O ex-técnico do Real Madrid foi demitido do Vasco da Gama após rebaixar o time para a Série B do Brasil”, destacou a publicação espanhola.
O jornal ainda destacou que Luxemburgo deixa seu 23º trabalho como treinador ao se despedir do Vasco, em uma carreira profissional que acumula 23 títulos conquistados – o mais recente sob o comando do Palmeiras, em 2020, com a conquista do Campeonato Paulista.
Em comunicação feito através da ‘Vasco TV’, Luxemburgo falou sobre sua saída do Cruz-Maltino. “Não conseguimos fazer a renovação do meu contrato. O Vasco entendeu que não deveria dar continuidade ao meu trabalho para a temporada que vai começar. A diretoria entendeu que eu não deveria continuar em função da reestruturação que o Vasco vai passar.”
“Isso faz parte de um processo natural do futebol, o Vasco foi para a segunda divisão, o orçamento diminuiu bastante e a diretoria está fazendo o que precisa ser feito. Entenderam que minha renovação não cabia neste momento para o Vasco da Gama e eu entendo perfeitamente, não saio daqui com nenhuma mágoa, saio feliz com a oportunidade de ter trabalhado no Vasco mais uma vez”, afirmou.
Luxemburgo reforçou o desejo que tinha de permanecer no Vasco para ajudar no processo de reformulação e reconstrução do clube, mas a saída foi uma opção da diretoria. O treinador ainda abriu mão dos salários após não conseguir cumprir a promessa de livrar a equipe do rebaixamento.
“Queria continuar, a diretoria entendeu que não cabia o Vanderlei Luxemburgo neste momento e eu entendo isso. O que eu disse quando cheguei, que só aceitaria salário se ficasse na primeira divisão, eu estou abrindo mão dos dois meses de salário, sou um cara de palavra, não mantive o Vasco na primeira divisão, eu estou abrindo mão dos dois meses de salário, sou um cara de palavra, não mantive o Vasco na primeira divisão, então não tenho direito de receber nada”, acrescentou Luxa.

