Home Futebol Santos x São Paulo: quem mais venceu na história do clássico San-São?

Santos x São Paulo: quem mais venceu na história do clássico San-São?

Sinônimo de grandes jogos, o San-São já foi disputado 314 vezes; confira quem se dá melhor no retrospecto do clássico

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

No início da noite deste domingo (20), a partir das 18h15, o Santos recebe o São Paulo no estádio da Vila Belmiro, em clássico válido pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. E você, torcedor santista ou são-paulino, sabe quem é o maior vencedor da história do San-São?

PUBLICIDADE

O último encontro entre os dois clubes aconteceu em março deste ano no estádio do Morumbi, pela terceira rodada da fase de grupos do Paulistão, e os donos da casa golearam pelo placar de 4 x 0 com gols de Gabriel Sara, Pablo, Tchê Tchê e Luan Peres (contra).

Este foi o jogo de número 314 na história do clássico entre Santos e São Paulo e o retrospecto é favorável ao Tricolor, que venceu 135 vezes contra 105 triunfos dos santistas, mais 74 duelos que terminaram com igualdade no marcador. O time da capital já anotou 521 gols no rival e sofreu 449, acumulando um saldo positivo de 72 tentos.

PUBLICIDADE

Pelo Campeonato Brasileiro foram 71 confrontos e a vantagem continua sendo são-paulina, que soma 29 vitórias diante de 26 derrotas, além de 16 empates. No histórico dos confrontos válidos pelo Campeonato Paulista, o São Paulo também se mostra superior com 78 vitórias, enquanto o Peixe possui 53, mais 48 empates.

Na Vila Belmiro, palco que já recebeu o clássico em 108 oportunidades, o Santos emplacou 47 triunfos contra 33 do adversário e 28 empates. No Morumbi foram 106 duelos, sendo 52 vitórias do Tricolor, 27 do Peixe e também 27 empates.

Já no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o San-São aconteceu 73 vezes e mais uma vez a supremacia é são-paulina: são 38 vitórias contra 24 do Santos, com o registro de 11 empates.

O marcador mais elástico a favor do Tricolor é de 9 x 1, em jogo do Campeonato Paulista de 1944. Por sua vez, a partida que registrou a maior goleada do Alvinegro Praiano foi pelo Torneio Rio-São Paulo de 1963, com placar de 6 x 2.

PUBLICIDADE

O primeiro clássico San-São aconteceu em maio de 1930, válido pelo Campeonato Paulista e realizado na Vila Belmiro, e terminou empatado em 2 x 2. Feitiço e Camarão marcaram os gols santistas e Arthur Friedenreich e Luizinho balançaram as redes a favor dos são-paulinos.

LEIA TAMBÉM

Santos terá 5 desfalques contra o São Paulo; veja a lista de ausências

São Paulo sofre com desfalques no clássico contra o Santos; veja provável escalação

PUBLICIDADE