Juventude1-0
Flamengo Brasileirão 2021 - 7ª Rodada
Em jogo disputado com gramado ruim no Alfredo Jaconi, o Juventude conseguiu vencer o Flamengo por 1 a 0 neste domingo (27).
Na primeira etapa, o Flamengo tentou ficar mais com a bola mas acertou apenas 72% dos 246 passes trocados, mostrando que o gramado atrapalhou consideravelmente a construção. O Juventude marcou um golaço com Matheus Peixoto, mas as três finalizações foram no alvo.
Com mais produção ofensiva (502 passes, 73%), o Flamengo chegou com 13 finalizações e quase 70% de posse, mas não conseguiu furar o sistema defensivo adversário.
O Juventude chegou a nove pontos em sete jogos disputados, enquanto o Flamengo se mantém com nove pontos, mas com apenas cinco pontos conquistados.
Primeiro tempo
O desenvolvimento do jogo foi muito dificultado na primeira etapa devido às condições desfavoráveis do gramado no Estádio Alfredo Jaconi com diversas poças d’água.
Com isso, a construção do Flamengo acabou sendo dificultada com a utilização de muitos cruzamentos e pouca objetividade nas conclusões.
A primeira boa chegada foi do Juventude com Guilherme Castilho roubando de Gustavo Henrique e disparando pelo meio para arriscar de fora, exigindo boa defesa de Diego Alves.
Tentando ameaçar mais, o Flamengo chegou com Filipe Luís levantando bola na área aos 13′ para Bruno Henrique cabecear e João Gomes finalizar alto, desperdiçando.
Vitinho estava sendo responsável por criar jogadas do meio-campo e ser responsável pelas bolas paradas, mas o Flamengo não conseguia ameaçar com perigo. Por isso, quem abriu o placar foi o Juventude.
Matheuzinho tentou dominar e passar rasteiro, mas a poça d’água desarmou o jogador rubro-negro. A bola sobrou para o atacante Matheus Peixoto que chegou de primeira e acertou um ótimo chute para surpreender Diego Alves.
O Juventude quase ampliou aos 30′ com Paulinho Bóia recebendo dentro da área e Diego Alves saindo do gol sem encontrar a bola. Depois do bate rebate, Diego chegou cortando tudo.
Depois de tentar mias na ligação direta, o rubro-negro voltou a tentar insistir na troca de passes, mantendo suas características, Vitinho chegou a ter chances e cobrança de falta, mas não conseguiu chegar com perigo no primeiro tempo.
Segundo tempo
As condições melhoraram um pouco no segundo tempo, mas algumas regiões do campo seguiram prejudicadas, dificultando a prática do bom futebol para as duas equipes.
No primeiro lance, um susto. Em cobrança de falta, Vitinho acertou a barreira e Bruno Henrique tentou o cruzamento, mas a bola resvalou em Castilho e acabou parando na trave.
Porém, o Flamengo conseguiu melhorar consideravelmente a produção ofensiva e incomodou mais o Juventude que passou boa parte do segundo tempo na defensiva.
Aos 4′, Filipe Luís aproveitou sobra após cobrança de escanteio e finalizou com bastante perigo. Aos 5′, Rodrigo Muniz aproveitou o cruzamento do lateral e cabeceou, passando perto.
Após cobrança de escanteio aos 16′, Bruno Henrique aproveitou o espaço e tentou um voleio que seria espetacular, mas o movimento acabou saindo fraco e Carné defendeu tranquilamente.
Aos 22′, foi a vez de Pedro aparecer para dominar de fora da área, girar e chutar firme, em bola que saiu rente à trave esquerda. Logo depois do lance, Rodinei e Hugo Moura entraram nos lugares de Matheuzinho e Gomes.
Em uma das melhores defesas da temporada, Marcelo Carné apareceu bem aos 28′ depois que Rafael Forster afastou mal. Pedro apareceu para cabecear na pequena área e o goleiro espalmou firme.
Rogério Ceni acionou Renê e Thiago Maia nos lugares de Filipe Luís e Diego para os minutos finais, mas foi o Juventude que acabou arriscando mais até os 53 minutos de jogo, quando o árbitro apitou pela última vez.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE 1-0 FLAMENGO
Data: 27/06/2021, 11:00
Estádio: Alfredo Jaconi
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Gols: 1T 25′ Matheus Peixoto
Substituições – Juventude: Marcos Vinicios (P.Boia); Fernando Pacheco (M.Peixoto); Chico (Wescley)
Substituições – Flamengo: Rodrigo Muniz (Michael); Rodinei (Matheuzinho); Hugo Moura (João Gomes); Renê (F.Luís); Thiago Maia (Diego)
Juventude (4-3-3): Marcelo Carné; Michel Macedo, Vitor Mendes, Rafael Foster, William Matheus; Guilherme Castilho, Elton, Matheus Jesus; Wescley, Matheus Peixoto, Paulinho Boia. Técnico: Marquinhos Santos
Flamengo (4-4-2): Diego Alves; Matheuzinho, William Arão, Gustavo Henrique, Filipe Luís; Vitinho, João Gomes, Diego, Michael; Pedro, Bruno Henrique. Técnico: Rogério Ceni

