O início do Brasileirão tem sido marcado por campanhas surpreendentes de times tidos como “emergentes”. Passadas oito rodadas, o Palmeiras figura como “intruso” em um G4 composto por Red Bull Bragantino, Athletico Paranaense e Fortaleza. Brigando pelo topo da tabela, o Verdão ainda apresenta alguns problemas defensivos que preocupa os torcedores.
Sem Gómez, que disputa a Copa América, e com jogadores afastados por lesão no setor, o técnico Abel Ferreira tem improvisado. No comparativo com as últimas edições do Brasileirão, o Palmeiras não apresentava números expressivos negativamente em seu sistema de defesa desde 2014, fazendo o recorte com início de certames.
Em oito jogos disputados no Brasileirão 2021, o time paulista já foi vazado em 10 oportunidades, índice este que iguala os números de 2014. Naquela oportunidade, o Verdão brigou para não cair no ano de seu centenário até a última rodada da competição.
Entretanto, vale lembrar que em 2016, o Palmeiras não teve números sólidos no sistema defensivo, mas no final da temporada faturou o título do Brasileirão. Na referida edição, o time que tinha Cuca como técnico foi vazado nove vezes em seus oito primeiros jogos.
VEJA OS NÚMEROS DO VERDÃO NAS OITO PRIMEIRAS RODADAS DO BR:
2021 – dez gols
2020 – sete gols
2019 – dois gols
2018 – três gols
2017 – oito gols
2016 – nove gols
2015 – oito gols
2014 – dez gols
Se a defesa ainda preocupa, o ataque tem dado conta do recado. Com os dois tentos anotados diante do Internacional, no Beira-Rio, o Verdão saltou para 15 gols marcados, ficando atrás somente do Red Bull Bragantino como melhor ataque do Brasileirão neste início de competição.

