Home Futebol 5 vezes que um time brasileiro chegou na final do Mundial de Clubes

5 vezes que um time brasileiro chegou na final do Mundial de Clubes

Palmeiras aguarda o vencedor do duelo entre Al Hilal e Chelsea, que ocorre nesta quarta-feira (9)

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

Em jogo de muito estudo, mas de supremacia desde o apito inicial, o Palmeiras superou o Al Ahly nesta terça-feira (8) pelo placar de 2 a 0 e se credenciou à sua segunda decisão de Mundial de Clubes. Os tentos palestrinos foram anotados por Raphael Veiga e Dudu, um em cada tempo de jogo no estádio Al Nahyan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste cenário, o Torcedores.com relembra cinco vezes em que um representante brasileiro esteve em ação na finalíssima do Mundial. O último a obter êxito foi o Corinthians, em 2012, que bateu o Chelsea por 1 a 0, com gol anotado por Paolo Guerrero.

São Paulo (2005)

PUBLICIDADE

Representante sul-americano em 2005, o São Paulo superou o Al-Ittihad na semifinal, e com um grande atuação de Rogério Ceni na decisão, o Tricolor bateu o poderoso Liverpool por 1 a 0, com gol anotado por Mineiro.

PUBLICIDADE

Internacional (2006)

Na temporada seguinte, foi a vez do Internacional fazer história. Tendo batido o próprio São Paulo na decisão da Libertadores, o Colorado superou o Al-Ahly na fase de semifinal do Mundial e encarou o forte Barcelona, que possui no elenco nomes como Ronaldinho Gaúcho, Deco, Xavi entre outras estrelas. Contudo, apesar de todo o favoritismo blaugrano, o time brasileiro contou com o predestinado Adriano Gabiru, autor do gol do título aos 37 minutos da segunda etapa.

Anos mais tarde, o Inter chegou ao Mundial de Clubes novamente, mas não teve a mesma sorte, caindo para o desconhecido Mazembe.

Santos (2011)

PUBLICIDADE

Responsável por encantar o Brasil com futebol vistoso na geração de Neymar, PH Ganso e cia, o Santos foi ao Mundial com o árduo desafio de encarar o Barcelona. Antes porém, o time da Baixada encarou o Kashiwa Reysol pelo placar 3 a 1, e na final tomou um massacre, perdendo pelo placar de 4 a 0.

Corinthians (2012)

Sob o comando de Tite, o Corinthians fez história no Mundial de Clubes de 2012. De volta à competição depois de 12 anos, o alvinegro superou o Al-Ahly pelo placar mínimo nas semis e se credenciou à decisão. No mesmo caminho que o arquirrival Palmeiras pode trilhar, o Timão superou o Chelsea pelo placar de 1 a 0 e levou a Fiel à loucura. O herói foi Paolo Guerrero.

Flamengo (2019)

PUBLICIDADE

Na última vez que um brasileiro esteve em ação por uma decisão de Mundial, o Flamengo até lutou, mas não conseguiu ser páreo para o Liverpool. Vencedor de praticamente tudo sob o comando de Jorge Jesus, o rubro-negro carioca superou o Al-Sadd por 3 a 1 na semifinal, e se credenciou a enfrentar o Liverpool na grande final.

Em jogo duríssimo contra os Reds, o time brasileiro conseguiu se segurar até a prorrogação, mas acabou sendo superado pelo placar de 1 a 0, com tento anotado pelo atacante Roberto Firmino.

Better Collective