Home Futebol Fifa mantém plano que deve beneficiar Palmeiras no Mundial; entenda

Fifa mantém plano que deve beneficiar Palmeiras no Mundial; entenda

Mundial de Clubes do próximo ano pode ter o time palestrino novamente

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

O duelo entre Chelsea e Palmeiras realizado no último sábado (12), no Mohammed Bin Zayed foi a última final do Mundial de Clubes fixada no atual formato. De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, mesmo não havendo uma definição sobre o futuro da competição, a Fifa tem trabalhado nos bastidores para realizar uma competição maior, esta com 24 clubes, e um intervalo de quatro anos de disputa de uma edição para a outra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Há três anos, o presidente da entidade que rege o futebol mundial, Gianni Infantino, anunciou que um Super Mundial seria criado, contando com a presença de 24 clubes. O intuito do mandatário era implementar essas mudanças já em 2021, mas o processo não avançou, por conta da pandemia.

Diante do cenário da Covid-19, o projeto acabou sendo adiado, as duas últimas edições do Mundial, contando com o Palmeiras nas duas oportunidades, teve que ser disputada no atual formato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste ínterim, Infantino passou a trabalhar com a ideia de viabilizar a Copa do Mundo bienalmente, algo que teve forte resistências das confederações, e esfriou. Diante disso, o Super Mundial aparece mais claro de ser fixado.

Nos bastidores, há uma movimentação de cartolas para arrumar financiamento e ter cotas grandes, de modo que isso seja um fator convincente para os clubes europeus. Enquanto isso, a edição de 2023 do torneio de clubes está indefinida.

Em caso de mudança no regulamento, o Palmeiras por ter sido campeão da Libertadores nos dois últimos anos, teria possivelmente uma vaga já garantida no torneio com 24 seleções. Quando a fórmula começou ser debatida, houve a sinalização que o vencedor da principal competição continental teria vaga no Mundial. O campeão da Sul-Americana também teria chances de figurar no torneio.

O certo é que somente após o martelo ser batido, é que o regulamento de classificação deve ser definido pela confederações, entre elas a Conmebol.

Better Collective