O Santos enviou nesta segunda-feira (21) um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) condenando os “erros de arbitragem” sofridos nos últimos dois jogos disputados pela equipe no Campeonato Paulista.
No documento enviado estão os possíveis erros de arbitragem cometidos nas partidas contra Mirassol e o clássico diante do São Paulo afirmando que os fatos “demonstram claramente” que as condutas dos árbitros Thiago Luis Scarascati e Edna Alves Batista foram “determinantes” para os resultados finais.
Em relação ao Mirassol, o Santos reclama que houve uma falta grave em cima de Marcos Guilherme na origem da jogada que deveria ter originado “expulsão do jogador da equipe adversária” devido à possibilidade de gol.
Quanto ao clássico San-São do último domingo, foram dois lances reclamados, todos no primeiro tempo. O primeiro foi aos 13′ quando Marcos Leandro foi “empurrado por dois atletas adversários dentro da grande área”. O segundo foi aos 49′ quando Eduardo Baumerann teria sido “empurrado por seu marcador na entrada da pequena área”.
O Santos pediu pênalti e cartão vermelho nos dois lances, mas a árbitra Edna Alves não considerou as reclamações e o VAR também não foi acionado para chamá-la na cabine. Porém, a torcida ficou mais impaciente com a atuação dos jogadores na goleada sofrida por 3 a 0.
Veja trechos do ofício do Santos
“Destarte, destacamos que o presente ofício tem como intuito garantir que os parâmetros e os procedimentos adotados pelos árbitros nos jogos de todas as equipes que participaram do Campeonato Paulista, a maior e mais importante competição estadual do Brasil, sejam, sobretudo, equânimes, com a estreita observação às regras da modalidade e aos preceitos que norteiam a utilização das tecnologias atualmente disponíveis, notadamente o árbitro assistente de vídeo”
“Com o intuito de contribuir com o aprimoramento constante da arbitragem Paulista, solicitamos a análise dos gatos narrados acima para que os órgãos desta Federação averiguem a necessidade da imposição de novas orientações e diretrizes, assim como de treinamentos adicionais, aos árbitros elencados”

