Assustado com o eclodir de um conflito armado, o atacante Júnior Moraes, brasileiro naturalizado ucraniano, postou um storie impactante no Instagram. O jogador mostrou um pouco do tenso ambiente vivido por ele e pela família em meio a invasão da Rússia na Ucrânia.
”A situação é grave e estamos presos em Kiev esperando uma solução para sair”, afirmou o jogador do Shakhtar Donetsk.
A exemplo de outros jogadores da região, ele se encontra em um hotel aguardando uma possibilidade de deixar o país. Júnior defende a Seleção da Ucrânia de futebol, onde já jogou em 11 oportunidades, marcando um gol. Logo, o envolvimento do atleta com o país é grande. Afinal, o brasileiro está lá desde 2011. Além do Shakhtar, também defendeu Metalurh Donetsk e Dynamo Kyiv.
Situação delicada na Ucrânia
Os jogadores brasileiros que atuam na região estão relatando um grande temor. Inclusive, já circulam nas redes sociais vídeos onde os atletas pedem socorro para as autoridades brasileiras. O desejo deles é deixar o local em segurança com as suas famílias. Até o momento, não há um posicionamento do governo brasileiro.
Na Ucrânia, já houve mortes de civis, além de militares. Tropas russas estão se deslocando em território invadido na Ucrânia. Ou seja, o ambiente está cada vez mais bélico. Diversas entidades do mundo do futebol já se manifestaram. Entre elas está a UEFA. Porém, não há nenhum sinal de que a Rússia irá regredir nos avanços ou desistir do processo de invasão.
Futebol na região
Por enquanto, o Campeonato Ucraniano está suspenso e resta saber se será uma pausa definitiva ou se o torneio poderá ser retomado. Tudo vai depender de quanto tempo e como os eventos se desenrolam nesta guerra da Rússia contra a Ucrânia.

