O São Paulo ainda busca reforços para a temporada 2022 e uma das possibilidades é aproveitar a autorização da Fifa em cima dos jogadores dos clubes ucranianos, que tiveram seus contratos suspensos por conta da guerra do país contra a Rússia.
E o clube tricolor tem seus alvos definidos no Shakhtar Donetsk. Segundo reportagem do “GE”, a diretoria sondou quatro atletas do time da Ucrânia: os meio-campistas Maycon e Alan Patrick e os atacantes Pedrinho e David Neres.
O diretor de futebol Carlos Belmonte revelou recentemente que já havia iniciado conversas com os representantes do quarteto, mas que agora não há mais tanto otimismo.
A Fifa emitiu um comunicado alterando temporariamente as regras de negociações e registro de atletas de clubes de Ucrânia e Rússia, reabrindo a janela de transferências no continente. Com isso, os jogadores desses países também podem acertar com outros clubes europeus.
Essa nova janela fica aberta na Europa até o dia 7 de abril. No Brasil, o período permitido para negociações vai até 12 de abril.
A Fifa permite que os jogadores dos times ucranianos tenham seus contratos suspensos até o final de junho. O Shakhtar, no entanto, acena com possibilidade de empréstimo até o mês de dezembro.
Outro entrave no negócio com esses jogadores é o alto salário. Cada um deles recebe perto de R$ 1,5 milhão por mês, totalmente fora do orçamento tricolor. A não ser que haja parceria com algum investidor.
Apesar desse pessimismo, o São Paulo mantém os contatos à espera de uma oportunidade. Pela determinação da Fifa, esses jogadores têm até o dia 7 de abril para encontrar um clube onde as janelas já estão fechadas – a do Brasil se encerra cinco dias depois.

