Home Futebol Falta de Benzema em Donnarumma? Ex-árbitros opinam em lance polêmico de Real Madrid x PSG

Falta de Benzema em Donnarumma? Ex-árbitros opinam em lance polêmico de Real Madrid x PSG

No lance do primeiro gol do Real Madrid, Benzema dividiu com Donnarumma e alguns acharam que houve falta na jogada

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Nesta quarta-feira (09), o Real Madrid venceu o Paris Saint-Germain de virada por 3×1, dentro do Santiago Bernabéu, e conseguiu se classificar às quartas de final da Champions League fazendo 3×2 no placar agregado.

PUBLICIDADE

No lance do primeiro gol do time espanhol, anotado por Karim Benzema em assistência de Vinícius Júnior, alguns jogadores do PSG reclamaram de falta do centroavante francês sobre o goleiro italiano Gianluigi Donnarumma.

O arqueiro tentou sair jogando com os pés, mas foi travado pelo camisa 9 e acabou caindo no gramado, deixando o gol vazio. Na sequência da jogada, Vini Jr. ficou com a bola e rolou para Benzema balançar as redes. Veja o lance no vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mas foi falta de Benzema em Donnarumma? 

O “UOL” falou com três ex-árbitros brasileiros sobre este lance, sendo que dois deles acreditam que não houve falta: Renato Marsiglia e Carlos Eugênio Simon. Já Alfredo Loebeling acha que teve sim infração na jogada.

“Para mim, a falta é clara. A regra fala que a bola pode ser disputada, inclusive com o goleiro, se for ombro a ombro, e não foi o caso. O braço do Benzema, como ele vem em velocidade, obviamente a força dele já é desproporcional, maior que a do Donnarumma, que está parado. Se você olhar bem o lance, tem um braço nas costas. Não foi uma jogada de ombro com ombro”, disse Loebeling, que, mesmo assim, elogiou a não interferência do VAR.

“Por que o VAR não interferiu, então? Porque não é um erro grosseiro. É um lance interpretativo. Aquele braço foi suficiente para deslocar o goleiro ou não? Porque não foi um erro grosseiro, por isso que o VAR não interfere. Mantém a decisão de campo”, acrescentou.

Para eles, não houve falta

Renato Marsiglia, comentarista de arbitragem da TV Record, avaliou de outra maneira. “Para mim, não houve a falta no Donnarumma. O raciocínio que tem de ser feito é o seguinte: se não fosse o goleiro que colocou a bola em jogo, se fosse um outro jogador qualquer e sofresse aquele tipo de carga, seria falta? Para mim, não”, comentou.

PUBLICIDADE

“Então, se não é falta em outro jogador, também não é no goleiro. A única prerrogativa que o goleiro tem em relação aos demais jogadores é colocar a mão na bola dentro da sua grande área. Fora isso, ele é um jogador como qualquer outro”, continuou.

“Donnarumma recebeu a bola e a manteve em disputa no chão. A bola estava em jogo. Qualquer um poderia disputar a bola com ele, e foi o que o Benzema fez. Para mim, a carga do Benzema não foi faltosa, como não seria sobre um outro jogador. É esse o raciocínio que tem de se fazer. Não pensar que o goleiro tem prerrogativas a mais sob os demais jogadores na disputa de bola. Não tem”, finalizou Marsiglia

Carlos Eugênio Simon, que trabalha nos canais Disney, corroborou o discurso de Marsiglia. “Para mim, a arbitragem acertou. Gol legal. A regra é interpretativa. Foi uma pexotada do goleiro. O Benzema dá o tranco e não foi faltoso”, avaliuou.

“Se ver a análise do jogo, teve 21 faltas. O critério da arbitragem foi mandar seguir. Dentro do critério do árbitro, esse tipo de jogada ele não estava marcando. Foi mais uma lambança, uma pixotada. Decisão correta do árbitro e do VAR, que não tem que se meter”, concluiu Simon.

PUBLICIDADE