Informações divulgadas nesta quarta-feira (30) inicialmente pelo jornalista Martín Fernandez no GE apontam que a Confederação Brasileira de Futebol está buscando um estrangeiro para ser o novo chefe da arbitragem do futebol brasileiro.
De acordo com o GE, esta contratação deve ser fechada nos próximos dias para que o novo profissional seja apresentado antes do início do Brasileirão Série A, marcado para o próximo final de semana (sem o detalhamento das datas).
No entanto, caso não consiga fechar a contratação com profissional estrangeiro, a CBF não demonstraria incômodo em fechar com um novo nome no mercado nacional apesar dos fracassos recentes envolvendo os árbitros.
A arbitragem virou uma grande polêmica principalmente na reta final do Brasileirão 2021 com diversos lances controversos ocorrendo de forma sequencial, afetando diretamente brigas por vagas na Libertadores, Sul-Americana e principalmente na luta contra o rebaixamento.
Na rodada que custou o cargo do antigo chefe, um impedimento inexistente marcado pelo VAR contra o Flamengo diante da Chapecoense marcou a reta final do campeonato, causando bastante revolta e questionamento não apenas entre os jogadores e torcedores, mas também da imprensa e de outros profissionais do futebol.
Em novembro do ano passado, o antigo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, foi demitido pelo então presidente interino Ednaldo Rodrigues, que indicou Alício Pena Júnior temporariamente para o cargo.
Além disso, Ednaldo determinou a concentração de árbitros na Granja Comary para a reta final do Brasileirão, buscando aprimorar o treinamento físico dos árbitros e principalmente o entendimento das regras atuais do jogo.
Por fim, cabe ressaltar que a CBF também busca mediar um acordo com a Conmebol para que árbitros estrangeiros da América do Sul estejam disponíveis para apitar jogos do Brasileirão.

