Home Futebol CBF deseja estrangeiro na presidência da Comissão de Arbitragem

CBF deseja estrangeiro na presidência da Comissão de Arbitragem

CBF está buscando um nome fora do mercado brasileiro para comandar a arbitragem do futebol brasileiro e pretende anunciar este nome antes do Brasileirão

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Informações divulgadas nesta quarta-feira (30) inicialmente pelo jornalista Martín Fernandez no GE apontam que a Confederação Brasileira de Futebol está buscando um estrangeiro para ser o novo chefe da arbitragem do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o GE, esta contratação deve ser fechada nos próximos dias para que o novo profissional seja apresentado antes do início do Brasileirão Série A, marcado para o próximo final de semana (sem o detalhamento das datas).

No entanto, caso não consiga fechar a contratação com profissional estrangeiro, a CBF não demonstraria incômodo em fechar com um novo nome no mercado nacional apesar dos fracassos recentes envolvendo os árbitros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A arbitragem virou uma grande polêmica principalmente na reta final do Brasileirão 2021 com diversos lances controversos ocorrendo de forma sequencial, afetando diretamente brigas por vagas na Libertadores, Sul-Americana e principalmente na luta contra o rebaixamento.

Na rodada que custou o cargo do antigo chefe, um impedimento inexistente marcado pelo VAR contra o Flamengo diante da Chapecoense marcou a reta final do campeonato, causando bastante revolta e questionamento não apenas entre os jogadores e torcedores, mas também da imprensa e de outros profissionais do futebol.

Em novembro do ano passado, o antigo presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, foi demitido pelo então presidente interino Ednaldo Rodrigues, que indicou Alício Pena Júnior temporariamente para o cargo.

PUBLICIDADE

Além disso, Ednaldo determinou a concentração de árbitros na Granja Comary para a reta final do Brasileirão, buscando aprimorar o treinamento físico dos árbitros e principalmente o entendimento das regras atuais do jogo.

PUBLICIDADE

Por fim, cabe ressaltar que a CBF também busca mediar um acordo com a Conmebol para que árbitros estrangeiros da América do Sul estejam disponíveis para apitar jogos do Brasileirão.

Better Collective