Home Automobilismo Em vídeo, piloto russo pede desculpas e explica gesto nazista no pódio; assista

Em vídeo, piloto russo pede desculpas e explica gesto nazista no pódio; assista

Piloto Artyom Severyukhin fez saudação nazista após vitória em corrida realizada em Portugal

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O jovem piloto russo Artyom Severyukhin, de apenas 15 anos de idade, causou muita polêmica no domingo (10) após vencer a etapa de Portugal da categoria júnior do Campeonato Europeu de Kart, realizada na cidade de Portimão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No pódio, Severyukhin comemorou seu triunfo fazendo a tradicional saudação nazista, esticando o braço com a palma da mão aberta, gesto imortalizado por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Depois de polemizar, o piloto ainda achou graça da sua atitude e caiu na gargalhada.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (11), diante de toda repercussão negativa do episódio, o piloto postou um vídeo nas redes sociais se desculpando e explicando sua atitude (veja mais abaixo).

PUBLICIDADE

“Quero pedir desculpas a todos pelo que aconteceu ontem. Enquanto estava no pódio, fiz um gesto que todos entenderam como nazista e não foi o caso. Nunca apoiei o nazismo, eles são responsáveis pelos crimes mais repugnantes contra a humanidade”, comentou o Severyukhin

“Estava correndo sob licença italiana, ganhei a corrida com a bandeira italiana, e os caras embaixo do pódio estavam me mostrando que é comum na Itália bater no peito, no coração, para expressar gratidão. Estava tentando fazer aquele gesto”, disse o jovem.

“Como tudo aconteceu, não posso explicar. Sei que sou culpado, sou estúpido e estou preparado para as consequências. Peço que me entendam que não houve apoio a nazismo ou fascismo, nenhum desejo de insultar espectadores, pilotos, torcedores e equipes. Me perdoem”, finalizou o russo.

Por conta das sanções impostas à Rússia, o piloto participa das corridas da modalidade sob a bandeira italiana. Vale destacar que o Campeonato Europeu de Kart é organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), ou seja, a mesma organização da Fórmula 1.

Demissão e punição

Em nota, a FIA confirmou que vai iniciar uma investigação sobre o caso e descreveu a conduta do jovem piloto como inaceitável, tanto que retirou das suas redes sociais todo o material sobre a vitória do russo. “A FIA vai comunicar em breve as próximas decisões que serão tomadas neste caso”, diz a nota.

PUBLICIDADE

Além disso, a equipe Ward Racing decidiu demitir Artyom Severyukhin depois de toda polêmica. Em postagem no Facebook e também no Instagram, o time se disse profundamente envergonhado com o comportamento do russo.

“As ações de Severyukhin foram exclusivamente pessoais e de forma alguma representam as visões e valores da Ward Racing que, pelo contrário, condena a invasão russa da Ucrânia e expressa sua solidariedade com seu povo que sofremos um terrível ataque injustificado”, diz a nota.

Better Collective