O Atlético-MG buscou o empate com o América-MG na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, em jogo no Mineirão, com gol irregular marcado por Ademir. Como não há VAR na fase de grupos, o gol foi validado e o Galo se beneficiou.
Porém, quem não deixou passar a falha da arbitragem a favor do Atlético-MG foi Rodrigo Dunshee, vice-presidente Geral e Jurídico do Flamengo. O dirigente, que já protagonizou provocações ao Galo em 2021, quando sugeriu um excesso de penalidades à equipe, publicou a imagem de Ademir em impedimento no lance do gol e tweetou: “começou o ano…”
Começou o ano… pic.twitter.com/5AKFUQLHaW
— Rodrigo Dunshee (@roddunshee) April 14, 2022
“Começou o ano…”
Assista ao gol de Ademir:
https://www.youtube.com/watch?v=Q3sBZQeNQ_E
O histórico de provocações do dirigente do Flamengo ao Atlético-MG se deu em outubro do ano passado, quando uma polêmica envolveu diretores do Galo após a vitória por 3 a 1 sobre o Santos. Na ocasião, em súmula, o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior relatou que membros do estafe do clube mineiro teriam tentado invadir a sala do VAR para protestar.
Posteriormente, em seu Twitter, Dunshee pediu punição severa ao Atlético-MG, que naquele período lutava pelo título do Brasileirão com o Flamengo.
Quando o clube mandante não proporciona segurança para o trabalho da arbitragem, qdo invadem ou tentam invadir a sala onde se pratica a arbitragem por vídeo, a consequência só pode ser uma: perda do mando de campo e punição severa dos invasores/agressores. Vamos aguardar o STJD.
— Rodrigo Dunshee (@roddunshee) October 15, 2021
“Quando o clube mandante não proporciona segurança para o trabalho da arbitragem, qdo invadem ou tentam invadir a sala onde se pratica a arbitragem por vídeo, a consequência só pode ser uma: perda do mando de campo e punição severa dos invasores/agressores. Vamos aguardar o STJD.”
Desde então, o dirigente rubro-negro se tornou desafeto dos torcedores e da diretoria do Atlético-MG.
Atlético-MG 1 x 1 América-MG
No primeiro jogo entre os rivais mineiros na fase de grupos da Copa Libertadores, o Coelho conseguiu segurar o Galo e levou o primeiro tempo na igualdade até o intervalo. Com 0 a 0 no placar, o América-MG começou o segundo tempo assustando e aos cinco minutos surpreendeu ao abrir o placar com o experiente atacante Felipe Azevedo.
O Atlético-MG passou a pressionar em busca do gol de empate e foi empurrado pela torcida, mas o Coelho tinha sucesso em se segurar. Até que aos 39 minutos, Ademir foi lançado e, já na área, bateu para vencer Jailson e empatar: 1 a 1.
Acontece que nas câmeras da partida foi possível identificar a posição irregular do atacante no momento do passe. Os jogadores do América-MG reclamaram muito, mas a fase de grupos da Libertadores não conta com o VAR, por isso a reclamação foi em vão.

