Apesar da pouca idade, o volante João Gomes tem mostrado personalidade e se firmou como titular absoluto no Flamengo de Paulo Sousa. Neste início de Brasileirão, o jovem tem se destacado não só pelo apoio dado ao ataque, mas também no quesito defensivo, com roubadas de bola. O protagonismo vem sendo tão alto, que na Europa já começa a se falar sobre a joia rubro-negra.
Em publicação feita pelo jornal espanhol “As”, o volante é denominado de “o grande ladrão de bolas” do Brasileirão. O periódico enfatiza que o jovem tem se destacado na equipe carioca, sendo peça imprescindível para a organização do meio-campo.
“João Gomes no meio-campo tem sido uma figura indispensável para competir e manter a equipe arrumada”, escreveu o jornal.
Com 67 desarmes em 19 jogos, o volante João Gomes, do Flamengo, tem a maior média de desarmes do futebol brasileiro em 2022.
O jogador é líder do quesito no Campeonato Carioca e no Brasileirão, com média de 4,9 desarmes a cada 90 minutos.
🗞 @Footstats
📸 Gilvan de Souza pic.twitter.com/b5cFGKgj7J— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) April 21, 2022
Se baseando em dados estatísticos, o jornal pontua que o volante vem liderando o índice de desarmes entre os companheiros no Brasileirão, além de ser o “mais caçado” com faltas e o que mais acerta passes.
“Todos esses números falam de uma figura completa. [Paulo] Sousa nos últimos jogos o utilizou como âncora no meio-campo, junto com Thiago Maia. Essa capacidade de trabalho que oferece permite que outros como Éverton Ribeiro, o jovem Lázaro ou De Arrascaeta fiquem mais livres das funções defensivas. Isso permitiu que eles brilhassem mais, como aconteceu contra o Palmeiras, mesmo que o gol tenha sido negado”, finalizou a publicação do jornal europeu.
AGENDA DO FLAMENGO
Antes de enfrentar a Universidad Católica, na terça, pela Libertadores, o rubro-negro volta a campo amanhã (23), para medir forças contra o Furacão, em Curitiba, pela 3ª rodada do Brasileirão, com mais uma oportunidade para João Gomes mostrar o futebol.

