Home Futebol Técnico do Grêmio, Roger Machado associa racismo com Bolsonaro: “Temos que resistir”

Técnico do Grêmio, Roger Machado associa racismo com Bolsonaro: “Temos que resistir”

Roger Machado acredita que postura de Bolsonaro aumenta casos de preconceito no Brasil

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Em entrevista à AFP, Roger Machado repudiou o comportamento de Jair Bolsonaro. Na visão do treinador do Grêmio, a postura do presidente do Brasil faz com que os casos de racismo aumentem, já que os criminosos se sentem com permissão para cometerem atos de preconceito. Sendo assim, o comandante do Tricolor Gaúcho ressaltou sua luta que vai além dos gramados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Os indivíduos (racistas) que estavam escondidos (porque a sociedade os reprimia) se sentem autorizados a se manifestar segundo as posturas e pontos de vista do líder da nação, (porque estes) são convergentes. Temos que resistir, porque sua intenção é que retrocedamos, e isso não podemos permitir”, afirmou.

PUBLICIDADE

PRESENÇA DE TREINADORES NEGROS NO FUTEBOL

Sobre a presença de poucos técnicos negros no futebol brasileiro, Roger Machado apontou que o filtro social se faz presente na área como fator de exclusão. Sendo assim, profissionais brancos são vistos como mais competentes para a função apenas por conta da cor da pele, cenário que, lamentavelmente, ainda segue ocorrendo em solo nacional.

PUBLICIDADE

“O futebol revela o que somos como sociedade. A representatividade da população negra em outras áreas é muito parecida com a do futebol. Quando negros e brancos decidem ascender na pirâmide social, os filtros começam a aparecer. São os filtros da ideologia que criou o racismo e que atribui ao negro uma condição de menor inteligência, menor capacidade de liderança e gestão, justamente as competências de um treinador de futebol“, analisou.

Better Collective