As declarações de Jorge Jesus ao jornalista Renato Mauricio Prado, em sua coluna no UOL Esporte, publicada na manhã desta quinta-feira (05), repercutiram bem na imprensa esportiva brasileira. O português declarou que deseja voltar ao Flamengo e colocou um prazo para a diretoria abrir negociação. No entanto, o compatriota Paulo Sousa ainda ocupa o cargo e a atitude do antigo comandante levantou alguns questionamentos.
Diversos jornalistas, comentaristas, repórteres e até torcedores não curtiram a atitude de Jorge Jesus, vista como desrespeitosa e antiética com o companheiro de profissão. Mesmo com toda a idolatria, vários flamenguistas também se posicionaram contra o mister. É o caso do comunicador Mauro Cezar Pereira, rubro-negro declarado, que postou em seu Twitter sobre o tema:
“Jorge Jesus se acha maior e mais importante do que o Flamengo. Tinha todo o direito de ir embora em 2020, mas saiu de uma maneira nada legal, deixou o clube na mão. E age como se os rubro-negros tivessem que ficar de joelhos diante dele. De fato, os sem amor próprio seguem assim”, escreveu o jornalista.
Outra figura que nunca fica em cima do muro é o ex-atacante Walter Casagrande, que dedicou sua coluna ao assunto “Jorge Jesus” nesta quinta. “Jorge Jesus está tendo uma grande falta de ética e respeito com seu compatriota Paul Sousa. É inacreditável esse comportamento”, escreveu o comentarista do Grupo Globo.
“O treinador mostra sua verdadeira cara. Começo a entender por que ele não é bem visto por muitos treinadores portugueses. Está se oferecendo e tentando colocar todos contra Paulo Sousa para ser contratado”, complementou Casagrande, com críticas muito fortes ao ex-treinador do Flamengo.
Já o apresentador Milton Neves, em sua coluna no portal UOL Esporte, sugeriu que o Rubro-Negro desse o troco no antigo comandante, que deixou o clube após uma proposta muito tentadora do Benfica-POR, ainda em 2020. “Mas não dá para negar que pegou muito mal Jesus ter “se jogado no colo” do Fla sendo que o clube carioca ainda está “casado” com seu compatriota. A ética passou longe!”, escreveu.
“Sim, que tal o Mengão mostrar agora amor-próprio e fazer com Jesus o que o treinador português fez com a agremiação na metade de 2020? Deixar o comandante na mão seria a vingança perfeita!”, sugeriu Milton Neves em sua coluna.
O narrador da ESPN, João Guilherme, comentou brevemente sobre o tema e disparou contra Jorge Jesus. “A Ética foi jogada no lixo. Inacreditável”, escreveu em seu perfil no Twitter.
Por outro lado, há quem defende o antigo treinador, como o ex-jogador Vampeta, que é comentarista da Jovem Pan. Durante uma das atrações da empresa de comunicação, o pentacampeão mundial apoiou o retorno do Mister e sugeriu que o Flamengo entre em um acordo com Paulo Sousa o mais breve possível.
“Se eu sou o Flamengo já pergunto ao Paulo Sousa quanto custa a rescisão. Desistiu de comprar um atleta (Andreas Pereira) por 40 mihões. Pega esses 20 milhões e dá para o Paulo Sousa. Melhor, liga para o Petraglia [Mario Celso – presidente Athletico] e diz para levar, vai trabalhar com o Felipão, e trago o Jesus de volta. Se a presença do Jesus reverte título, esse dinheiro é possível recuperar. Agora, que foi uma p… de uma sacanagem…”, disse Vampeta na Jovem Pan.
Sempre polêmico, o apresentador José Ferreira Neto, da TV Band, destruiu o português no programa “Os Donos da Bola” desta quinta-feira. O ex-jogador do Corinthians não manerou nas críticas e chamou o treinador de “crápula” e “zé ruela”.
“É um crápula, um zé ruela, desgranhento. Fez uma barbaridade, a pior coisa que eu já vi no futebol. Eu tenho 35 anos de futebol e nunca vi uma coisa tão suja como essa. Se você for no presídio e fizer uma coisa dessas, pessoal lá corta seu pé fora. Porque lá eles tem respeito”, disse o craque.
Quem também não deixou barato foi a apresentadora gaúcha Renata Fan, também do Grupo Band. Durante o programa “Jogo Aberto”, a comunicadora afirma que a atitude de Jorge Jesus com o Flamengo e Paulo Sousa não foi legal.
“Muitas vezes, o Jorge Jesus não se preocupa com as declarações que dá e fala mesmo, ele não tem sensibilidade. Eu penso que outros fizeram o trabalho, ele poderia ter ficado, mas quis ir embora. Agora, ele chega, fala esse tipo de coisa e publicamente não é legal”, disse Renata.

