O Ajax anunciou nesta segunda-feira (09) a morte do atacante Jody Lukoki, que tinha 29 anos de idade. O jogador se profissionalizou em 2010 no clube holandês, onde permaneceu até 2014.
“O Ajax se assustou com a notícia sobre a morte de Jody Lukoki. O atacante disputou 35 partidas oficiais no clube entre 2011 e 2013 e foi tricampeão nacional nesse período. Lukoki, que tinha nacionalidade holandesa e congolesa, estava com 29 anos”, disse o clube em comunicado em seu site oficial.
Our former player Jody Lukoki has passed away at the age of 29.
Rest in Peace, Jody 🤍
— AFC Ajax (@AFCAjax) May 9, 2022
Segundo a imprensa da Holanda, as causas da morte do atleta ainda são desconhecidas. Lukoki havia nascido no Zaire, nação africana que em 1997 passou a se chamar oficialmente República Democrática do Congo.
O atacante se destacava pela velocidade e chegou a defender as seleções de base da Holanda, do sub-19 ao sub-21. Depois, porém, decidiu atuar pela seleção principal do Congo entre 2015 e 2020.
Depois de ser revelado no Ajax, o atleta defendeu as cores de Cambuur e Zwolle, ambos times holandeses, além de Ludogorets, da Bulgária, e Yeni Malatyaspor, da Turquia.
Jody Lukoki retornou ao futebol da Holanda em 2021, quando acertou com o Twente. A diretoria do clube, porém, decidiu rescindir o vínculo do atacante em fevereiro deste ano de 2022 por conta de uma polêmica extracampo.
O jogador foi condenado pela Justiça por agressão à sua mulher e isso prejudicou sua continuidade no Twente, que preferiu abrir mão do atleta.
Apesar do crime, Jan Streur, diretor técnico do Twente, lamentou a morte. “É inacreditável. Com essa idade, muito jovem. Tão triste. Isso é realmente terrível. Nós nos solidarizamos com sua família e amigos”, disse.

