A convocação de Danilo, do Palmeiras, foi uma das surpresas de Tite na convocação da seleção brasileira para os amistosos de preparação para a Copa do Mundo, contra Japão, Coreia do Sul, e uma seleção africana ainda não definida, nos dias 2, 6 e 11 de junho, respectivamente. Isso porque o volante jamais havia sido convocado e parecia atrás de outros nomes – até mesmo do Palmeiras – na cabeça de Tite. Porém, sua chegada à seleção brasileira foi bem estudada por Tite e tem explicações claras.
A comissão técnica e o próprio treinador acompanharam Danilo em jogos do Palmeiras para observarem o desempenho do jovem de 21 anos. Segundo publicação do jornal O Globo, a partida que o atleta melhor foi analisado foi contra o Flamengo, no empate por 0 a 0, quando foi um dos melhores atletas em campo. Isso porque Danilo apresenta uma intensidade que está nos times de Tite desde que ele ascendeu com o Corinthians no início da década. Além do mais, o técnico da seleção sabe que pode rejuvenescer ainda mais seu plantel, visto que a Copa do Mundo será no Catar e exigirá fisicamente mais que o normal.
“Sei que tem a questão da aclimatação, mas tenho o feeling de que a parte física vai pesar nessa Copa no Catar. A perna do jogador vai inchar, é preciso ter um grupo jovem, forte”, disse Tite, com uma resposta que diretamente respingou em Danilo.
Casemiro e Fabinho estão quase na casa dos 30 anos e virão de sequência de jogos
O aumento no número de jogadores de 23 para 26 para a Copa do Mundo deixa Danilo, caso tenha um bom desempenho nos amistosos, com uma boa chance de ir para a Copa do Mundo. Isso porque Fabinho e Casemiro, com 29 e 30 anos, os donos de sua posição no elenco da seleção, estão na Europa. A tendência é que jogadores de clubes europeus cheguem em meio a um grande número de jogos, já que estará se aproximando a metade da temporada no Velho Continente.
Tite também colocou Danilo à frente de outros volantes que já vinham sendo convocados, como Arthur e Douglas Luiz, e até mesmo Gerson, mesmo que em função diferente.

