Home Futebol Técnico abandona clube europeu após atitudes racistas de torcedores contra próprios jogadores

Técnico abandona clube europeu após atitudes racistas de torcedores contra próprios jogadores

Comportamento racista de torcedores foi a gota d’água para técnico inglês no futebol da Bulgária

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O técnico inglês Alan Pardew deixou o CSKA Sofia, tradicional clube da Bulgária, após comportamentos racistas de alguns torcedores do time em uma partida da temporada 2021/2022 do Campeonato Búlgaro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A da saída do comandante foi confirmada pelo próprio CSKA Sofia, que emitiu um comunicado em seu site oficial com declarações de Pardew.

No texto, o treinador disse que “um pequeno grupo de elementos racistas” no jogo diante do Botev Plovdiv, disputado no dia 19 de maio, foi determinante para sua decisão de deixar o comando.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na ocasião, torcedores do clube da capital búlgara entoaram cânticos racistas e atiraram bananas para o gramado em ato preconceituoso contra jogadores negros do próprio time.

“Infelizmente, o meu tempo aqui acabou. Os acontecimentos antes e depois da partida com Botev não foram aceitáveis para mim, para o meu assistente Alex Dyer ou para os nossos jogadores”, justificou Pardew.

“Essa foi a razão pela qual ninguém deu entrevista após a partida. Estávamos todos muito indignados com a situação que havia se agravado”, continuou o treinador.

PUBLICIDADE
https://twitter.com/FutebolBulgaro/status/1532335703761244160

“Nossos jogadores decidiram jogar apenas por lealdade e para proteger o clube. Não quero representar esse pequeno grupo de torcedores racistas que tentaram sabotar o jogo. Definitivamente, este não é o caminho certo para o CSKA, porque um clube assim merece muito mais”, finalizou.

PUBLICIDADE

Pardew foi contratado pelo clube búlgaro em 2020, a princípio para ser um conselheiro fora das quatro linhas, mas ele acabou assumindo o comando da equipe neste ano de 2022.

Ex-meio-campista, Alan Pardew está com 60 anos de idade e já treinou diversos times na Inglaterra, como Reading, West Ham, Charlton, Southampton, Newcastle, Crystal Palace e West Bromwich, além de ADO Den Haag, da Holanda, e o CSKA Sofia.

O CSKA Sofia agiu rapidamente e já anunciou seu sucessor: o ex-jogador sérvio Sasa Ilic.

Better Collective