Com a possível demissão de Paulo Sousa após a derrota por 1 a 0 para o Red Bul Bragantino, o Flamengo deve ter um técnico interino. Mário Jorge, “cria da base”, é o nome que deve comandar interinamente o time contra o Internacional, sábado, às 21h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Esta será a primeira vez que Mário Jorge será chamado para ser treinador interino. Nos últimos anos, por exemplo, a função de “tapa buraco” pertenceu a Maurício Souza que foi demitido no começo da temporada após o português levar os auxiliares Victor Sanchez e Manuel Carneiro para o clube.
Em temporadas passadas, o Flamengo recorreu aos serviços de Andrade que venceu o Campeonato Brasileiro de 2009 e Jayme de Almeida que conquistou a Copa do Brasil de 2013 e o Carioca de 2014. Marcelo Salles foi o único que não levantou taças, mas foi importante no período de transição entre a saída de Abel Braga e a chegada de Jorge Jesus em 2019.
Mário Jorge tem bons números na base
Mário Jorge dos Santos Silva é funcionário do Flamengo desde 2016. Natural do Rio de Janeiro, ele tem 44 anos e passou por Audax Rio, São Cristóvão e Vasco da Gama. Desde então, Mário Jorge passou pelas categorias sub-13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20.
Nesse meio tempo, trabalhou com jovens promissores como Cleiton, Gabriel Noga, Natan, Otávio, Ramon, João Gomes, Daniel Cabral, Matheus França, Lázaro, Rodrigo Muniz, entre outros. Este ano, ele foi promovido definitivamente ao juvenil após Fábio Matias ser contratado pelo Bragantino.
Foram 11 jogos comandados por ele na atual temporada, com seis vitórias, dois empates e três derrotas somando sua passagem pelas equipes Sub-20 e Sub-17. Além disso, os Garotos do Ninho marcaram 34 gols e sofreram 16 nas três competições em que Mário Jorge ficou à beira do campo: Campeonato Brasileiro Sub-20, Campeonato Carioca Sub-20 e Copa Rio Sub-17.
Desde que foi contratado pelo Flamengo, Mário Jorge conquistou dois títulos nacionais na base. Em 2021, por exemplo, ele fez o time rubro-negro levantas as taças do Campeonato Brasileiro Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-17. Em 2018, comandou o time que derrotou o Real Madrid na final do Campeonato Internacional de Dubai.
Perfil é elogiado por dirigentes
Além dos bons números, o futuro substituto de Paulo Sousa, que hoje atua como técnico da equipe Sub-17 e observador técnico do Flamengo, tem o respeito de todos no Centro de Treinamento George Helal, inclusive da diretoria rubro-negra. “Marão”, como é chamado carinhosamente, tem um perfil admirado por todos na base.
Considerado estrategista, Mário Jorge tem boas ideias de jogo, perfil estudioso e que não abre mão de escalar uma equipe ofensiva. Internamente, entende-se que ele deveria ter sido o terceiro auxiliar na hierarquia de Paulo Sousa, no lugar de Maurício Souza, que foi demitido do clube logo após a chegada do português.
Além de colaborar com o Flamengo num momento de tensão, em que o time ocupa a 14ª colocação na Série A do Campeonato Brasileiro, há o consenso de que o treinador de 44 anos vai ser essencial na transição para o trabalho da futura comissão técnica que chegará para comandar a equipe na sequência da temporada.
Mesmo com o clube rachado politicamente e o elenco dividido por causa da falta de oportunidades aos medalhões, Mário Jorge terá uma grande chance para mostrar que tem capacidade de ocupar um lugar mais importante na comissão técnica e provar que merece o lugar que lhe foi ofertado.
Melhores momentos: Red Bull Bragantino 1 x 0 Flamengo (Brasileirão). Veja o vídeo!
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJhMkdiRzBSOCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

