O Grêmio está longe de fazer a campanha imaginada por todos, ainda mais quando se leva em consideração a diferença entre as folhas salariais dos clubes. Entretanto, ao menos o Tricolor lentamente está se tornando competitivo, principalmente defensivamente falando.
O Grêmio completou na última rodada sete partidas sem perder no Brasileirão Série B. Na verdade, são seis partidas sem sequer sofrer gols no campeonato. Mesmo com um ataque muito criticado, sendo um dos piores da competição, o Tricolor vem tendo em sua defesa a solidez necessária para somar pontos regularmente à cada rodada.
Talvez a diferença mais perceptiva do Grêmio na Série B com relação a todos os outros times seja justamente a defesa. É ali que o Tricolor desequilibra e na verdade parece improvável que muitos times consigam vencer os zagueiros gremistas.
Kannemann, Geromel, Bruno Alves, Rodrigues, Natã, entre outros, são somente alguns dos defensores que já atuaram pelo Grêmio no campeonato. É uma defesa de primeira divisão atuando na Série B. Por isso, o time empata tantas partidas. O ataque tem sido fraquíssimo, mas a defesa é espetacular.
Nas últimas sete partidas, o Grêmio venceu Sampaio Corrêa e Grêmio Novorizontino e empatou com Sport, Vila Nova, Vasco, Criciúma e Ituano. Esses, com exceção do jogo contra o Ituano, todos terminaram em zero a zero.
Grêmio pontua, mas não convence e torcida quer mudanças
Mesmo com sete jogos de invencibilidade (mas que há pouco tempo eram quatro jogos sem vitória), o Grêmio não vive um bom momento de futebol e nem no relacionamento com sua torcida.
Na última rodada, contra o Sampaio Corrêa, a torcida deixou bem claro como vê algumas opções táticas e técnicas de Roger Machado. O torcedor sabe que a defesa gremista é a melhor do campeonato e isso dificilmente vai mudar. Kannemann e Geromel já foram a melhor dupla da América do Sul. Assim, exige coragem, opções ofensivas diferentes de Roger.
O torcedor gremista quer ver em campo o gigante investimento de 10 milhões que o time paga a cada mês. Por isso, mesmo dentro do G-4, muitos ainda pedem a demissão imediata de Roger Machado e Denis Abrahão, o vice de futebol do Grêmio.
No entanto, a sequência invicta já é um bom inicio para estabelecer um pouco de paz com a torcida. O Grêmio parece ter encontrado em Diego Souza um matador para as partidas mais complicadas do Brasileirão Série B. Agora, algumas vitórias nas próximas rodadas colocariam o time ainda mais para dentro do G-4. E o tricolor tem todas as condições de fazer isso.
A notícia ruim é a ausência de Kannemann. O argentino sofreu uma lesão e deve ficar fora por um mês. O zagueiro, que trouxe uma “garra” para o time, deu início a uma melhor movimentação e um ânimo melhor do jogadores em campo. Resta saber como o Grêmio se comportará em campo até o retorno do atleta.

