| SÃO PAULO | 1-2 | PALMEIRAS |
|---|
No duelo que fechou a 13ª rodada do Brasileirão nesta segunda-feira (20), o Palmeiras virou para cima do São Paulo por 2 a 1 e quebrou a invencibilidade do rival em jogos como mandante neste campeonato de 15 jogos sem derrotas em casa.
Com este resultado, o Verdão voltou para a liderança do Brasileirão com 28 pontos conquistados no campeonato, enquanto o São Paulo permaneceu com 18 pontos, em 10º colocado, complicando a situação por uma possível briga pelo título nacional.
As duas equipes voltam a campo na próxima quinta-feira (23), no mesmo estádio e horário, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
A equipe comandada por Rogério Ceni conseguiu surpreender os comandados de João Martins no primeiro tempo e tiveram um amplo domínio nos primeiros minutos, marcando na saída de bola e sendo mais perigoso desde o início.
Rodrigo Nestor teve a primeira chance de perigo aos 12′ com Rodrigo Nestor recebendo passe de Reinado e boa defesa de Weverton. Na sequência, Patrick avançou pela esquerda e cruzou para Igor Gomes testar por cima.
Após enorme pressão, o São Paulo conseguiu abrir o placar aos 16 minutos em cobrança de escanteio na primeira trave. Rodrigo Nestor levantou na área e Gabriel Menino desviou para concluir de peito e deixa sua marca. O VAR revisou o lance e apontou gol legal.
Como esperado, o tricolor paulista baixou suas linhas de marcação e o Palmeiras conseguiu ganhar mais espaço no campo ofensivo no restante do primeiro tempo, acumulando chances de perigo.
Aos 25′, Gustavo Gómez cruzou na medida para Gabriel Verón de cabeça e Jandrei salvou o Verdão com uma boa defesa. No rebote, Piquerez furou e desperdiçou uma ótima chance. Depois, Scarpa surgiu livre na meia-lua e chutou para fora.
O artilheiro do Palmeiras teve nova chance de marcar e recebeu passe de Danilo aos 33′, chutando novamente para fora. Na sequência, Igor Gomes concluiu pela linha de fundo um cruzamento recebido por Reinaldo.
Antes do intervalo, Reinaldo avançou livre pela esquerda após receber com liberdade nas costas da defesa para cruzar acionando Rodrigo Nestor, só que a finalização acabou indo para fora.
As estratégias foram mantidas no segundo tempo e o São Paulo voltou no campo defensivo. A posse de bola ficou dominada pelo Palmeiras que tentou encontrar espaços no campo ofensivo durante todo o segundo tempo.
Com o passar do tempo, o tricolor paulista conseguia segurar o ímpeto ofensivo do adversário e ainda recuou mais as linhas na segunda metade da etapa complementar com alterações defensivas, enquanto o Palmeiras apostou em Rafael Navarro e Breno Lopes.
Aos 28′, o Palmeiras teve uma enorme chance de gol com Mayke cruzando rasteiro para Breno Lopes chutar de primeira e parar no travessão no momento mais perigoso do segundo tempo antes dos acréscimos.
Na reta final, tudo indicava que o São Paulo conseguiria segurar o resultado positivo, mas o Verdão começou a construir sua virada nos acréscimos. Aos 45′, Gustavo Scarpa cruzou de pé direito e encontrou Gustavo Gómez em ótima posição para subir sozinho e empatar.
E aos 50 minutos do segundo tempo, no último lance do jogo, o alviverde conseguiu a virada. No terceiro escanteio consecutivo, Murilo dominou e deu um leve chute para a bola morrer no canto direito, sacreamentando a vitória do Verdão.
Após o apito final, parte da torcida do São Paulo vaiou a equipe e gritou “time sem vergonha”, enquanto um torcedor arremessava um uniforme do clube no campo. Houve também um princípio de confusão entre os jogadores, rapidamente controlada pela equipe de arbitragem.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1-2 PALMEIRAS
Data: 20/06/2022, 20:00
Estádio: Morumbi
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa) e Michael Stanislau (ambos do RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Gols: 1T 16′ Patrick (SAO); 2T 46′ G.Scarpa (PAL); 2T 51′ Murilo (PAL)
São Paulo: Jandrei; Diego Costa, Arboleda e Léo; Igor Vinícius (Rafinha), Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Gabriel Neves (Pablo Maia) e Reinaldo; Patrick e Calleri
Palmeiras: Weverton; Luan (Mayke), Gómez e Murilo; Gabriel Menino, Danilo, Gustavo Scarpa e Piquerez; Gabriel Veron (Breno Lopes), Dudu e Rony (Rafael Navarro)

