Mesmo sem oficializar a demissão de Mauricio Pochettino do comando técnico, o PSG já encaminhou a chegada de seu novo comandante. Segundo a imprensa francesa, o nome em questão é o de Christophe Galtier, que deve deixar o Nice para assumir a equipe de Paris. Ele é conhecido na França por ser “retranqueiro”, mas foi o último técnico a quebrar a dinastia do PSG, na temporada 2020/21, quando comandou o Lille e foi campeão francês.
Chegada de Galtier representa mudança no PSG
Segundo o colunista do UOL Esporte, Rafael Reis, a chegada do ex-zagueiro francês para o banco de reservas do PSG é a representação de mudança nos tempos no clube. O entendimento da administração é que a contratação de nomes badalados “já deu o que tinha que dar”.
“Para o fundo de investimentos ligado ao governo do Qatar que é acionista majoritário do PSG, a política de conquistar torcedores com a contratação dos astros mais habilidosos do planeta já deu os frutos que podia dar”, publicou o jornalista em sua coluna do UOL Esporte.
“Agora, o importante é vencer, não importa qual o tipo de futebol praticado. Segundo palavras de Khelaifi, o foco do clube agora é no jogo coletivo e não mais nos talentos individuais.”
Isso vai de encontro ao que disse Nasser Al-Khelaifi em entrevista à imprensa francesa recentemente. Ele deu a entender que quer um PSG “mais francês” daqui para a frente, e chegada de um treinador do país, acostumado a grandes trabalhos e a fazer equipes competitivas, representa essa mudança do clube.
Vale lembrar que o ‘plano A’ do PSG era Zinédine Zidane, que é uma estrela, mas também é francês, sendo inclusive o nome mais forte do futebol local nas últimas décadas.
Galtier tem 55 anos e é um ex-zagueiro que jogou por clubes como Olympique de Marselha, Lille, Toulouse, Angers, entre outros. Como técnico, foi auxiliar na Inglaterra, nos Emirados Árabes, até chegar ao Lyon e depois ao Saint-Étienne, onde foi alçado ao time principal em 2009 e ficou até 2017, quando saiu para o Lille. Após cinco anos e o título francês, passou pelo Nice, onde teve a melhor defesa do Campeonato Francês 2021/22, classificando o clube para a Conference League, tendo ficado a três pontos do Monaco, que ficou com vaga na Champions League, e empatado em pontos com o Rennes, que vai para a Europa League.

