O Palmeiras vem se destacando, nos últimos anos, por ser um time vencedor que também dá espaço aos talentos que forma nas categorias de base. O aproveitamento da garotada, entretanto, deve continuar.
Isso porque o jovem Luís Guilherme, 16 anos, já assinou o primeiro contrato profissional com o clube. E uma característica tem chamado a atenção: o potencial físico.
As arrancadas do atleta empolgam o departamento de futebol. Na final da Copa do Brasil sub-17, contra o Vasco, ele atingiu a velocidade 36/4 km/h ao disputar uma jogada.
“Sempre fui rápido, mas quando vi essa velocidade toda fiquei sem acreditar”, relatou o jovem em entrevista ao site Globo Esporte.
“Até perguntei para o preparador físico se tinha certeza se era essa velocidade mesmo. Tenho dois anos trabalhando também por fora do clube para melhorar minha capacidade física. É fruto desse trabalho”, destacou.
Um estudo da Fifa realizado em 2015 colocou o atacante Gareth Bale como o atleta mais rápido do mundo.
Com a bola nos pés, o galês atingiu 36/9 km/h. Em 2017, a canais esportivos francês noticiaram que Mbappé chegou a 36 km/h numa partida contra o Lille.
“É um dom dele, da genética dele. Nós começamos a monitorar e logo percebemos que essa velocidade acima de 30 km/h era coisa normal nos treinos e jogos. Ele atingiu velocidade acima de 36 km/h. São poucos jogadores no mundo que conseguem fazer isso”, destacou Vinicius Franco, preparador físico do time sub-17 do Palmeiras.
“A gente potencializa essa característica ao equilibrar a musculatura, para que ele não se machuque nos jogos. Velocidade a gente não dá, e sim adapta para que ele atinja aquilo. É um conjunto de fatores físicos: força, potência, agilidade e boa mecânica de corrida”, explicou.
Jogador foi aprovado em rival, mas escolheu o Palmeiras
De acordo com o site Globo Esporte, Luís Guilherme também foi aprovado para integrar as categorias de base do Vasco. No entanto, ele e a família escolheram o projeto do Palmeiras.
O jogador está em São Paulo desde 2017 e faz parceria com Endrick dentro e fora de campo. A dupla joga junta desde a categoria sub-11 e venceu a Copa São Paulo Futebol Júnior neste ano.
“Na pandemia (em 2020), parou tudo, e a gente ficava treinando em casa por vídeo. Quando recebi a notícia de que ia treinar no sub-17, fiquei assustado”, relatou.
“São três anos na frente, né? Eu tinha 14 anos. Fiquei sem acreditar e feliz. Foi difícil no começo para me adaptar”, prosseguiu Luís Gulherme.
“É diferente, o jogo é outro. Você está acostumado com sub-13, e no jogo do sub-17 a intensidade é outra, é bem mais rápido”, comparou.
“No começo, sofri, sim, mas fui me acostumando. No sub-20, tem hora que não dá para fugir (das pancadas). É quase profissional (risos). Tem que pensar mais rápido, ser mais intenso, com tempo você vai se acostumando”, disse.
Luís Guilherme também já defendeu a seleção
O garoto disputou o torneio de Montaigu, na França, pouco antes de assinar o primeiro contrato profissional.
“Foi um sonho realizado (jogar na seleção). Todo garoto sonha jogar pela seleção do seu país. Quando tocou o hino, já fiquei segurando para não chorar”, contou.
“Deu tudo certo. Primeiro penso em fazer história na base, depois lá na frente. Ele (Endrick) é uma inspiração, desde o sub-11. Ele é bastante humilde, mas o mental é de não desistir nunca, sempre acredita em todas e está em todas. É uma inspiração para todo mundo”, definiu.
Jogador já treinou com o time profissional do Palmeiras
Luís Guilherme já despertou a atenção da comissão técnica liderada por Abel Ferreira e participou de uma sessão de treinamento juntamente com o time profissional.
“A qualidade do Veiga de chutar, e a do Dudu de ir para cima, fazer jogada individual. Acho que tenho um pouco da característica dos dois”, concluiu.
O primeiro contrato profissional do atleta Luis Guilherme, foi registrado nesta segunda-feira (27) no BID, tendo vínculo até o fim de 2025.
O Verdão adicionou uma multa rescisória de 60 milhões de euros, em caso de venda, o Palmeiras terá 90% do valor da negociação. pic.twitter.com/HXAhDN9Pc8
— Crias da Academia (@CriasDaAcademia) June 27, 2022

