Home Futebol Jogador da base impressiona Palmeiras com velocidade estilo Mbappé

Jogador da base impressiona Palmeiras com velocidade estilo Mbappé

Luís Guilherme, 16 anos, forma dupla com Endrick na base do Verdão e já participou de uma sessão de treino com o time profissional

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

O Palmeiras vem se destacando, nos últimos anos, por ser um time vencedor que também dá espaço aos talentos que forma nas categorias de base. O aproveitamento da garotada, entretanto, deve continuar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso porque o jovem Luís Guilherme, 16 anos, já assinou o primeiro contrato profissional com o clube. E uma característica tem chamado a atenção: o potencial físico.

As arrancadas do atleta empolgam o departamento de futebol. Na final da Copa do Brasil sub-17, contra o Vasco, ele atingiu a velocidade 36/4 km/h ao disputar uma jogada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Sempre fui rápido, mas quando vi essa velocidade toda fiquei sem acreditar”, relatou o jovem em entrevista ao site Globo Esporte.

“Até perguntei para o preparador físico se tinha certeza se era essa velocidade mesmo. Tenho dois anos trabalhando também por fora do clube para melhorar minha capacidade física. É fruto desse trabalho”, destacou.

Um estudo da Fifa realizado em 2015 colocou o atacante Gareth Bale como o atleta mais rápido do mundo.

PUBLICIDADE

Com a bola nos pés, o galês atingiu 36/9 km/h. Em 2017, a canais esportivos francês noticiaram que Mbappé chegou a 36 km/h numa partida contra o Lille.

PUBLICIDADE

“É um dom dele, da genética dele. Nós começamos a monitorar e logo percebemos que essa velocidade acima de 30 km/h era coisa normal nos treinos e jogos. Ele atingiu velocidade acima de 36 km/h. São poucos jogadores no mundo que conseguem fazer isso”, destacou Vinicius Franco, preparador físico do time sub-17 do Palmeiras.

“A gente potencializa essa característica ao equilibrar a musculatura, para que ele não se machuque nos jogos. Velocidade a gente não dá, e sim adapta para que ele atinja aquilo. É um conjunto de fatores físicos: força, potência, agilidade e boa mecânica de corrida”, explicou.

Jogador foi aprovado em rival, mas escolheu o Palmeiras

De acordo com o site Globo Esporte, Luís Guilherme também foi aprovado para integrar as categorias de base do Vasco. No entanto, ele e a família escolheram o projeto do Palmeiras.

O jogador está em São Paulo desde 2017 e faz parceria com Endrick dentro e fora de campo. A dupla joga junta desde a categoria sub-11 e venceu a Copa São Paulo Futebol Júnior neste ano.

PUBLICIDADE

“Na pandemia (em 2020), parou tudo, e a gente ficava treinando em casa por vídeo. Quando recebi a notícia de que ia treinar no sub-17, fiquei assustado”, relatou.

“São três anos na frente, né? Eu tinha 14 anos. Fiquei sem acreditar e feliz. Foi difícil no começo para me adaptar”, prosseguiu Luís Gulherme.

“É diferente, o jogo é outro. Você está acostumado com sub-13, e no jogo do sub-17 a intensidade é outra, é bem mais rápido”, comparou.

“No começo, sofri, sim, mas fui me acostumando. No sub-20, tem hora que não dá para fugir (das pancadas). É quase profissional (risos). Tem que pensar mais rápido, ser mais intenso, com tempo você vai se acostumando”, disse.

PUBLICIDADE

Luís Guilherme também já defendeu a seleção

O garoto disputou o torneio de Montaigu, na França, pouco antes de assinar o primeiro contrato profissional.

“Foi um sonho realizado (jogar na seleção). Todo garoto sonha jogar pela seleção do seu país. Quando tocou o hino, já fiquei segurando para não chorar”, contou.

“Deu tudo certo. Primeiro penso em fazer história na base, depois lá na frente. Ele (Endrick) é uma inspiração, desde o sub-11. Ele é bastante humilde, mas o mental é de não desistir nunca, sempre acredita em todas e está em todas. É uma inspiração para todo mundo”, definiu.

Jogador já treinou com o time profissional do Palmeiras

Luís Guilherme já despertou a atenção da comissão técnica liderada por Abel Ferreira e participou de uma sessão de treinamento juntamente com o time profissional.

PUBLICIDADE

“A qualidade do Veiga de chutar, e a do Dudu de ir para cima, fazer jogada individual. Acho que tenho um pouco da característica dos dois”, concluiu.

Better Collective