Boca Juniors e River Plate estão fora da Libertadores. Os dois times foram eliminados na fase de oitavas de final por, respectivamente, Corinthians e Vélez Sarsfield, e não terão mais a chance de brigar por mais uma taça da principal competição de clubes da América do Sul.
A relevância do fato também se dará por conta da forte presença dos dois times nas fases decisivas da competição nos últimos anos. A mais recente vez em que as quartas de final da competição não tiveram Millonarios ou Xeneizes aconteceu há oito anos atrás, em 2014. E ainda há mais relevância porque foi a última vez em que nenhum dos dois maiores clubes da Argentina jogou a Libertadores.
Naquele ano de 2014, Vélez Sarsfield, Newell’s Old Boys, San Lorenzo (campeão daquele torneio), Arsenal de Sarandí e Lanús jogaram a competição. River e Boca jogariam a Sul-Americana naquele ano, vencida pelos Millonarios e que justamente teve o Superclásico na semifinal, vencida pela equipe de Núñez.
Desde então, as quartas de final da Libertadores tiveram um dos dois times ou ambos as disputando. Mas apenas o River Plate conseguiu levantar a taça, em 2015 e 2019, na polêmica final contra o próprio Boca. Em 2021, apenas o River Plate avançou para as quartas de final, parando diante do Atlético-MG, que havia eliminado o Boca nas oitavas.
O último ano em que a competição teve os dois rivais argentinos avançando das oitavas foi 2020. O campeonato, paralisado por causa da pandemia da Covid-19, depois retomado para ser encerrado no ano seguinte, viu os rivais de Buenos Aires caírem nas semifinais para dois brasileiros, com os Xeneizes parando no Santos e os Millonarios eliminados pelo Palmeiras.
Neste período, apenas uma vez o Boca Juniors avançou ‘sozinho’ para as quartas de final, isto acontecendo em 2016. O time, no entanto, seria eliminado nas semifinais para o surpreendente Independiente Del Valle.
Apesar de não ter Boca e River, os argentinos tem presença garantida nas quartas de final com Talleres e Vélez, que fazem um dos confrontos. E podem ganhar a presença do Estudiantes, que enfrenta nesta quinta-feira (7) o Fortaleza.

