Home Games 5 passos importantes para ser um streamer de games, explica HyperX

5 passos importantes para ser um streamer de games, explica HyperX

Para ser um streamer de games é preciso dar os primeiros passos, e a HyperX listou algumas dicas para a primeira transmissão; confira

Gisele Henriques
MBA em Administração e Marketing, Pós Graduada em Jornalismo Esportivo, graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Tecnologia em Marketing e Bacharelado em Administração, é graduanda de Direito e de Jornalismo.

É fácil ser um streamer de games? A atividade, que para alguns parece intuitiva, para muitos pode se tornar uma dor de cabeça, por não saber escolher as ferramentas adequadas, nem ter algum suporte técnico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo dados da pesquisa Global Video Streaming Market Report 2021-2018, divulgada em setembro de 2021 pela ResearchAndMarkets.com, a previsão é que a indústria de streaming arrecade mais de US$ 223 bilhões até 2028, tornando-se um dos maiores negócios no ramo do entretenimento.

Sendo um negócio que chama a atenção pela amplitude de oportunidades, além do fato de representar uma atividade divertida para os jogadores, que podem compartilhar e atuar em seus games preferidos construindo uma comunidade, se tornar um streamer é cada vez mais um desejo e uma oportunidade para gamers.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A HyperX, empresa de periféricos gamer, listou 5 passos para realizar a primeira transmissão, o que torna mais próximo o sonho de ser um grande streamer de games. Confira abaixo:

1 – Escolher a plataforma para o streaming e os equipamentos certos

Cada plataforma possui particularidades de configurações, recursos e perfis de audiência; nos dias atuais, as duas plataformas mais utilizadas em streaming de games são YouTube Gaming e a Twitch, que hospeda cerca de 91% do conteúdo de transmissão on-line e ao vivo do mercado.

Além disso, os equipamentos também ajudam a oferecer uma boa transmissão aos seguidores; uma dica da HyperX é o QuadCast, microfone com qualidade profissional, quatro padrões polares, áudio límpido, e amortecedor e pop filter integrados.

Saiba mais sobre equipamentos HyperX neste link.

PUBLICIDADE

2 – Baixar o OBS e testar a velocidade da conexão com a internet

Seja na Twitch ou no YouTube, é necessário baixar o aplicativo gratuito OBS Studios, que possibilita capturar vídeos, imagens e textos de diversas fontes, como um navegador de internet, webcam ou outras telas, e acessar diversos recursos. O programa está disponível para Windows, Mac ou Linux.

PUBLICIDADE

Após este procedimento, é interessante testar a velocidade da Internet, com um aplicativo chamado Speedtest. Cada plataforma recomenda um valor mínimo diferente, porém com 5Mbps o usuário pode ter uma experiência satisfatória.

3 – Configurar o OBS

Segundo as dicas da HyperX, para configurar o OBS, “o usuário só precisa acessar as ‘Configurações’ no painel inferior direito do software, clicar na guia “Transmissão” e depois em “Tipo de Transmissão”. Em seguida, basta definir o serviço de streaming (Twitch ou YouTube, por exemplo) e escolher o servidor a ser usado, seja o padrão ou o mais próximo da sua localização atual.”

Já para usar o YouTube, “é preciso informar ao OBS onde será feita a transmissão, ou seja, obter a chave de transmissão da própria plataforma. Caso o usuário já tenha criado uma conta, a maneira mais rápida de fazer isso é clicando no ícone do canto superior direito da tela, que se parece com uma câmera com um sinal de ‘mais’, e escolher o item “Transmissão ao Vivo”. Na nova tela, basta selecionar a opção “Fazer transmissão” e escolher os detalhes da stream, como nome, tipo, público-alvo e hora em que entrará no ar. Como dica, antes da primeira live, o usuário pode escolher fazer uma transmissão “Privada” e testar a plataforma com mais tranquilidade.”

Porém, para usar o OBS com a Twitch, “é necessário abrir o painel da plataforma, localizar a seção de configurações (no lado esquerdo) clicar no botão “Transmissão” e, em seguida, “Mostrar Chave”. Então, com o código copiado, o usuário deve retornar à tela do OBS, clicar na guia “Transmissão” e colar a chave para poder dar início à live”, explica a empresa.

PUBLICIDADE

4 – Ajustar teclado e detalhes da transmissão para streamer de games

No OBS, um fator importante é que o streamer precisa selecionar a “guia de vídeo” para configurar a resolução da transmissão de acordo com sua internet. Se o teste de velocidade de upload (citado no passo 2) for menor que 10 Mbps, o recomendável é transmitir em 720p/30FPS. Se for superior e o computador tiver potência o suficiente, é possível aumentar os ajustes para 1080p/60FPS para transmitir com melhor qualidade.

Definida a resolução, uma sugestão da HyperX é que o usuário configure atalhos no teclado por meio da ‘guia de configurações’ do aplicativo, dando mais liberdade e agilidade ao streamer.

Finalmente, é preciso adicionar fontes de informação à transmissão, estabelecendo uma conexão com o gameplay, equipamentos de áudio, webcam, ou seja, os recursos que serão usados. Outra recomendação da HyperX é salvar com antecedência uma imagem de abertura ou vinheta na tela principal do OBS, que poderão ser usadas pelo usuário durante a live. 

5 – Selecionar o jogo e abrir a live

Nesta etapa, será capturada a imagem do game a ser transmitido; ou seja, o usuário deverá carregar o jogo, voltar à tela do OBS, adicioná-lo como uma fonte e selecionar a opção “captura de jogo”.

PUBLICIDADE

Depois, é preciso adicionar um nome para a live, clicar na opção “Modo” e então abrir a lista de todas as aplicações em execução no sistema, onde o usuário deve escolher o game que quer exibir.

Três pontos importantes: o OBS permanecerá sem exibir as imagens do jogo até que ele esteja rodando não minimizado; o usuário deverá customizar a lista de modelos (conteúdos e temas que podem ser usados para personalizar a transmissão) na ordem que quiser que os itens se sobreponham na tela, e, por fim, é preciso tomar cuidado em dobro em relação a qualquer imagem que esteja sendo capturada pelo monitor, já que, se por algum engano a transmissão começar antes da hora, a audiência poderá visualizá-la.

Para utilizar um chroma key (fundo verde), é preciso: clicar com o botão direito do mouse na fonte da webcam, selecionar “Filtros”, escolher a opção “Adicionar” (no canto inferior esquerdo da caixa de filtros de efeito) e escolher “Chroma Key”. É possível fazer ajustes de cor para combinar melhor com os equipamentos e com a live.

Depois de todas estas etapas, é hora de abrir a live, clicando em “Iniciar streaming” no OBS, é preciso voltar para a plataforma de transmissão, esperar alguns poucos segundos até que a visualização do OBS apareça no lado esquerdo da tela e, se estiver tudo certo, aí sim escolher a opção “Ao Vivo”, no canto superior direito.

PUBLICIDADE

Seguindo estas dicas, é possível realizar uma boa transmissão, e começar uma jornada como streamer de games.

Better Collective