Home Futebol Brasileirão: erros do São Paulo custam caro e Tricolor tem preocupação para o restante da temporada

Brasileirão: erros do São Paulo custam caro e Tricolor tem preocupação para o restante da temporada

São Paulo está apenas na décima colocação no Brasileirão Série A, com 11 empates em 19 jogos e dificuldades em sustentar vantagens no placar

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O São Paulo somou 26 pontos no primeiro turno do Brasileirão Série A. Assim, em 19 jogos, foram apenas cinco vitórias e três derrotas. Portanto, um excesso de empates: 11 ao todo. Dessa forma, o Tricolor Paulista encerrou o turno inicial apenas na décima posição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesse sentido, o gol marcado pelo Goiás nos acréscimos no sábado (23), que decretou o 3 a 3 no Morumbi, impediu a aproximação do São Paulo do G4. Afinal, a distância para o quarto colocado Atlético-MG é de seis pontos. Então, foram dois desperdiçados em casa que atrapalham o objetivo de uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores pelo Brasileirão Série A.

Desse modo, o empate amargo com o Goiás reforça um grande problema do São Paulo. Pois a equipe de Rogério Ceni tem dificuldades para manter a vantagem nos jogos, acabando por ceder o empate. Nesse sentido, o Tricolor Paulista perdeu 17 pontos no primeiro turno do Brasileirão Série A. Ou seja, o time vacilou em oito partidas, perdendo de ganhar três pontos nestas logo após sair na frente ou buscar a virada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Então, os tropeços do São Paulo ocorreram com adversários como Fortaleza, Corinthians, Ceará, Avaí e Coritiba. Nestes confrontos, o desempenho da equipe foi elogiado. Porém, uma das partidas mais lamentadas é o Choque-Rei com o Palmeiras. Logo após abrir o placar, o Tricolor sofreu a virada do Verdão nos acréscimos do segundo tempo. Por fim, diante de Fluminense e Goiás, saiu perdendo e virou. Entretanto, cederia a igualdade.

Oito gols sofridos pelo São Paulo nas últimas três rodadas

Aliás, os últimos empates do São Paulo pelo Brasileirão Série A foram recheados de gols. Logo após o 2 a 2 com o Fluminense, foram dois 3 a 3 seguidos, contra Internacional e Goiás. Contudo, contra o Colorado no Beira-Rio, o time de Rogério Ceni pelo menos mostrou poder de reação. Afinal, sempre esteve atrás no placar e foi buscar o empate por três vezes.

A consequência acaba sendo uma das piores defesas do Brasileirão Série A. Assim, com a sexta mais vazada do campeonato, sofreu 24 gols nos 19 jogos. Então, nas últimas três rodadas mencionadas, o São Paulo levou oito.

PUBLICIDADE
Better Collective